

Itamaraty condena plano de novos assentamentos na Palestina

A decisão de Israel de retomar a construção de mais de 3 mil moradias em uma área estratégica entre Jerusalém Oriental e Jericó gerou forte reação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Itamaraty classificou a medida como ilegal e prejudicial ao processo de paz no Oriente Médio.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil alega que o projeto pode dividir a Cisjordânia em duas regiões. Também afirma que a ação pode separar Jerusalém Oriental do restante do território palestino. De acordo com a pasta, isso comprometeria a integridade local.
O anúncio da retomada foi feito pelo ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, na quinta-feira 14. Segundo a agência de notícias Reuters, ele declarou que o plano “enterra a ideia de um Estado palestino”.
Durante um pronunciamento na Cisjordânia, Smotrich afirmou que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apoiaram a retomada das obras na chamada “zona E1”.
Posicionamento do governo Lula
O projeto, segundo o governo brasileiro, viola o direito internacional. A administração petista também afirma que a medida desrespeita a Resolução 2334 do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
De acordo com o Itamaraty, a Corte Internacional de Justiça considerou ilícita a permanência de Israel nos territórios ocupados. Também afirmou que o tribunal determinou a suspensão imediata de novas atividades em assentamentos, além da evacuação dos residentes dessas áreas.
O governo brasileiro também afirmou que os palestinos têm direito a um Estado independente e soberano. Além disso, pediu que Israel evite ações unilaterais que possam ser interpretadas como anexação de território. Para o Itamaraty, tais medidas ameaçam a solução de dois Estados e dificultam a busca por paz duradoura.
Leia também:
Reclamação do governo Lula contra EUA na OMC não tem efeito prático
Governo Lula vai responder a investigação dos EUA sobre Pix em 18 de agosto
Mauro Vieira, sobre sanção a Moraes e tarifas: ‘Inaceitável ingerência na soberania nacional’
<button
data-text-opened='
Ocultar comentários’
data-text-closed=’
Comentários exclusivos para assinantes. ‘
data-comments=”comments-for-2095447″
class=”comments__button comments-visibility-toggle btn btn-large btn–primary”
data-cy=”btn_hide_comment”
>
Comentários exclusivos para assinantes.
Entre
ou assine
para enviar um comentário. Ou cadastre-se gratuitamente
Comentário
x
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.
Redação
Ricardo Severino, 50, Casado, Jornalista, Radialista, Desenvolvedor Web, Criador de conteúdo - MTB - 95472/SP
Deixei de comentar, mas a foto do lula e do amorim, é hilária. Parabéns a Oeste. O lula está mais vermelho que o Papai Noel, mas, enquanto o Papai Noel tem o rosto avermelhado pelo frio que reina na sua terra, o lula o tem por outros motivos.
Fonte: link original