Quase 50 pinguins precisaram de ajuda após chegarem às praias da região.

O Litoral Norte de São Paulo deu início à temporada de pinguins, com a chegada de dezenas desses animais às praias da região. De acordo com informações do G1, cerca de 50 pinguins precisaram de resgate após serem encontrados nas areias.
Segundo os especialistas, a chegada dos pinguins é comum nesta época do ano, quando eles migram para o Brasil em busca de alimento e melhores condições climáticas. No entanto, muitos deles acabam ficando debilitados durante a viagem e necessitam de auxílio.
“É normal que alguns pinguins cheguem em estado debilitado, desidratados e emagrecidos. Nesses casos, é importante que a população entre em contato com os órgãos responsáveis para que possam ser resgatados e recebam os cuidados necessários”, explica a bióloga Maria Silva, especialista em fauna marinha.
Os resgates são realizados pela Polícia Ambiental e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que contam com o apoio de voluntários e ONGs da região. Os animais resgatados são encaminhados para centros de reabilitação, onde recebem tratamento e, posteriormente, são devolvidos ao mar.
“É muito importante que a população saiba como agir quando encontrar um pinguim nas praias. Não se deve tentar alimentá-los ou levá-los para casa, pois isso pode piorar o estado de saúde deles. O correto é entrar em contato com as autoridades competentes para que eles possam receber o atendimento adequado”, alerta a bióloga.
A temporada de pinguins no Litoral Norte de São Paulo vai de junho a novembro, período em que esses animais migram para a região em busca de melhores condições de sobrevivência. Portanto, é importante que a população fique atenta e saiba como proceder caso se depare com esses visitantes especiais.
Créditos: G1