Litoral Norte de São Paulo se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul após fortes chuvas. Saiba como ajudar as vítimas e fazer doações.

Litoral Norte se Une em Solidariedade ao Rio Grande do Sul

Cidades do Litoral Norte de São Paulo se mobilizam para auxiliar as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no final de abril e início de maio de 2024. As enchentes causaram estragos em diversas cidades gaúchas, deixando milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas.

Caraguatatuba:

  • A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Fundo Social do Estado de São Paulo, está arrecadando doações de água, produtos de higiene e limpeza para as vítimas.
  • As doações podem ser entregues no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (CEMUG) até quinta-feira (9), das 8h às 17h.
  • No momento, a campanha está focada na arrecadação desses itens específicos. Roupas e outros tipos de produtos não estão sendo aceitos.

Ubatuba:

  • A Prefeitura de Ubatuba enviou 300 galões de água potável para a cidade de São Sebastião, que está servindo como centro de distribuição de doações para o Rio Grande do Sul.
  • A Defesa Civil do município também está organizando o envio de mais itens, como água potável, produtos de higiene e limpeza, nos próximos dias.

São Sebastião:

  • Agentes da Defesa Civil de São Sebastião estão em missão humanitária nas cidades de Estrela e Santa Cruz, no Rio Grande do Sul.
  • A equipe levará ajuda humanitária para as vítimas das enchentes, incluindo alimentos, água potável, produtos de higiene e limpeza.
  • A missão é chefiada pelo agente voluntário da Defesa Civil, Waguinho Barroso, e conta com a participação de 12 agentes no total.

Ilhabela:

  • A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com o Shopping da Construção, lançou a campanha “S.O.S Rio Grande do Sul” para arrecadar doações para as vítimas das enchentes.
  • A campanha visa coletar alimentos perecíveis, produtos de higiene pessoal, toalhas, eletrodomésticos, itens de limpeza, água potável, fraldas, colchões, lençóis e travesseiros.
  • As doações podem ser entregues em 13 pontos de coleta espalhados pelas regiões norte, sul e central de Ilhabela.
  • Os materiais arrecadados serão enviados por meio da frota do Ilhabela Shopping da Construção diretamente para o Rio Grande do Sul.

Como ajudar:

  • Doe: Você pode doar alimentos, produtos de higiene, água potável, roupas, colchões, entre outros itens, nos pontos de coleta das cidades.
  • Seja voluntário: Entre em contato com a Defesa Civil ou com as Prefeituras das cidades para saber como se voluntariar e ajudar na organização das doações.
  • Doe dinheiro: Você pode doar dinheiro para instituições que estão trabalhando para ajudar as vítimas das enchentes.

Juntos, podemos fazer a diferença!

Informações adicionais:

Créditos: Prefeituras de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba

Please follow and like us:

Ricardo Severino

Ricardo Severino
+30 anos de Experiencia em Comunicação
Profissão: Radialista, Jornalista e Especialista em Estratégias e Analíticos
Formação: Especialização em Estratégias e Analíticos pelo Recode (Google)

Ricardo Severino é um profissional experiente nas áreas de radiodifusão, jornalismo e análise de dados estratégicos. Formado pelo programa de especialização do Recode, instituição apoiada pelo Google, ele possui amplo conhecimento em estratégias e análise de dados aplicados a diversos setores.

Agentes da Defesa Civil de Ilhabela participaram de um treinamento especial para períodos de estiagem na cidade de Tremembé-SP, ministrado pela Defesa Civil Estadual, pertencente às oficinas preparatórias da “Operação SP Sem Fogo”, do Estado de São Paulo. O treinamento ocorreu nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3) e o município de Ilhabela enviou três novos agentes para capacitação e treinamento com instruções teóricas e práticas sobre planos de contingência e previsão meteorológica, emissão de alertas e comunicação em desastres, incêndios florestais e danos à fauna e saúde pública no período de estiagem. Na parte teórica, os agentes receberam noções básicas de resgate animal, educação ambiental e segurança na ação de combate a queimadas. Já na parte prática, eles foram a campo para simular ações de combate ao fogo e conhecimento de materiais utilizados. Atualmente, Ilhabela está na fase amarela do período de contingência, que compreende os meses de abril e maio, com a intensificação das ações preventivas e de preparação. De junho a outubro passa a valer a fase vermelha, com maior atenção para ações de resposta e fiscalização repressiva, além de reforço das ações de comunicação. Vale lembrar que em agosto de 2023 um incêndio de grandes proporções atingiu o Morro do Cantagalo, próximo à Vila (Centro Histórico) com risco de atingir residências próximas. Após cerca de três horas o fogo foi controlado com a ajuda da Defesa Civil de Ilhabela, Corpo de Bombeiros, brigadistas e Polícia Militar. Segundo denúncias, as chamas teriam se propagado após a queima irregular de restos de podas de árvores. A vegetação seca e o clima contribuíram para que as labaredas se alastrassem rapidamente, devastando aproximadamente 35 mil m² do morro. Sobre o período de estiagem A estiagem é o resultado da redução, atraso ou ausência de chuvas previstos para uma determinada temporada. Pode ocorrer racionamento de água em virtude da diminuição nos reservatórios e rios. Além disso, há aumento de risco de incêndio em matas e florestas. Como evitar incêndios nesse período - Evite jogar cigarros ou fósforos acesos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimento. - Evite acender fogueiras, O fogo pode se propagar e sair do controle. - Se avistar fumaça suspeita na mata, acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros. - Não solte balões. Além de ser crime, pode causar incêndios e danos irreparáveis à natureza. Economize água - Feche a torneira enquanto na escovação dos dentes. - Evite banhos demorados e feche a torneira enquanto se ensaboa - Não use o vaso sanitário como lixeira. A prática ajuda a entupir a rede de esgoto e desperdiça água desnecessariamente. - Lave o carro com baldes de água. - Não limpe calçadas com mangueira. Uma vassoura realiza o trabalho e economiza água.

Defesa Civil de Ilhabela realiza treinamento para incêndios em períodos de estiagem

Conheça os destaques da 4ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart e saiba como Anna Luiza Pimpão se destacou na categoria B.

Em uma etapa complicada, Anna Luiza Pimpão é Top 4 na F4 Graduados B