
Sobe para oito número de famílias com casas alagadas em São Luiz do Paraitinga
O número de famílias que tiveram que deixar imóveis alagados após o transbordamento do Rio Paraitinga subiu para oito em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo. Segundo a Defesa Civil, o nível do rio está, no início da tarde desta terça-feira (27), cerca de 3 metros acima do curso normal.
Inicialmente, seis famílias haviam deixado suas casas por causa do alagamento. Ao longo da tarde, outras duas famílias precisaram ser retiradas, elevando o total para oito.
Uma das novas ocorrências é de uma casa completamente alagada na região central (vídeo acima). O morador chegou a alugar outro imóvel de forma emergencial, enquanto equipes tentam retirar alguns pertences do local. Ele é considerado a sétima família desalojada.
Cozinha alagada de imóvel em São Luiz do Paraitinga.
Reprodução/Defesa Civil São Luiz do Paraitinga
A oitava família vive no bairro Várzea dos Passarinhos e tem cinco crianças. Eles também precisaram deixar o imóvel e estão sendo encaminhados para um abrigo disponibilizado pela prefeitura. Ainda segundo a Defesa Civil, duas famílias estão em abrigos públicos, enquanto as demais foram levadas para casas de parentes.
Nível do rio
O nível do Rio Paraitinga segue em monitoramento e está, nesta terça-feira (27), cerca de 3 metros acima do curso normal. Pela manhã, o índice chegou a 3,31 metros, mas apresentou leve redução ao longo do dia. A expectativa é que o nível continue baixando até o fim da tarde ou início da noite, permitindo o escoamento da água nas ruas do centro histórico.
Casa ficou completamente alagada na região central de São Luiz do Paraitinga.
Reprodução/Defesa Civil São Luiz do Paraitinga
Apesar do transbordamento, não choveu forte nas últimas 24 horas na cidade. O aumento do nível do rio é consequência das chuvas do fim de semana e também dos temporais registrados em municípios vizinhos, como Lagoinha e Cunha, que possuem afluentes do Rio Paraitinga.
A cidade mantém atenção redobrada por causa do histórico de enchentes. Em 2010, o Rio Paraitinga subiu cerca de 10 metros, deixou 9 mil moradores desabrigados e causou danos a aproximadamente 300 prédios, muitos deles tombados pelo patrimônio histórico.
Alagamento na região central de São Luiz do Paraitinga.
Divulgação/Ewertonsky
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Fonte: Matéria original