O juiz que prende, julga, sentencia e executa

O juíz não é quem você pode estar pensando. É Joseph Dredd, personagem de quadrinhos criado por John Wagner e Carlos Ezquerra em 1977. A história passada em 2147 – mais uma na linha distópica – mostra a cidade Mega City-One com seus 800 milhões de habitantes na costa leste dos EUA.

A cidade é naturalmente uma bagunça. Além do tamanho e da superpopulação, a megacidade está entulhada de alienígenas e malucos. Para tentar controlar esse caos, juízes são criados com esses poderes – prender, julgar, sentenciar e executar. Para isso, eles carrega uma arma que pode disparar balas, ondas de calor, balas de borracha, napalm, projéteis anti-robôs e bombas explosivas.

Imagem: reprodução Social Comics

Nesse contexto apocalípitico, Dredd faz o papel de um juíz íntegro. Outros, além de abusarem do poder, são corruptos. A história procura mostrar a situação dramática onde é preciso controlar a situação, mas esse sistema judiciário pode se tornar um problema ainda maior. A revolta da população contra os juízes explode de vez em quando.

Imagem: reprodução Social Comics

Em 1995 Judge Dredd foi adaptado para o cinema com Sylvester Stallone no papel título. Apesar do bom elenco (com Max Von Sidow, Diane Lane e Rob Schneider), o filme não agradou muito. Em 2012 uma nova versão foi lançada com Karl Urban. Judge Dredd em quadrinhos faz parte do acervo do site brasileiro Social Comics.

Judge Dredd (1995) Trailer #1 | Movieclips Classic Trailers

O post O juiz que prende, julga, sentencia e executa apareceu primeiro em Revista Oeste.

Fonte: link original

Please follow and like us:

Redação

Ricardo Severino, 50, Casado, Jornalista, Radialista, Desenvolvedor Web, Criador de conteúdo - MTB - 95472/SP

Globo aciona STF para não renovar contrato com TV de Collor em Alagoas

Defesa Civil: estado de SP é atingido por grandes focos de incêndio