
Uma operação contra a expansão territorial violenta do Comando Vermelho (CV) ocorre na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ) na manhã desta quarta-feira (13/8).
A operação policial, deflagrada pela Polícia Civil do Estado do RJ (PCRJ) em conjunto com a Polícia Militar do Rio (PMRJ), registrou a morte de dois narcoterroristas após um confronto. Um terceiro criminoso ficou ferido e foi levado ao hospital, enquanto outros três acabaram presos.
Leia também
Mirelle Pinheiro
Viúva de gari morto por empresário desabafa: “Me devolveram no caixão”
Mirelle Pinheiro
“Pâncreas rompido”: massagem cardíaca mal feita causou morte de bebê
Mirelle Pinheiro
Pão envenenado: adolescente de 15 anos tenta matar a mãe com raticida
Mirelle Pinheiro
Porteiro da Receita finge ser auditor fiscal para extorquir motoristas
A ação ocorre na comunidade da Gardênia Azul, que, anteriormente, era dominada por uma narcomilícia e, atualmente, vem sendo alvo de disputas territoriais, com ofensivas cada vez mais violentas por parte dos narcoterroristas do CV.
Na ação, os investigadores apreenderam dois fuzis, uma pistola, um revólver, munições, granadas e um caderno de anotações do tráfico. Durante as diligências, dois criminosos foram neutralizados em confronto e um terceiro foi baleado e socorrido para unidade hospitalar.
Segundo a PCERJ, o criminoso levado à unidade hospitalar após ser baleado é um foragido da Justiça da Bahia, conhecido por ser ladrão de carga, além de ter participado de um roubo a uma procuradora de Justiça.
Além de conter a expansão, as diligências desta quarta têm o objetivo de forçar a facção a recuar, liberando o território.
Para alcançar o objetivo, foram reunidas informações de inteligência da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar (SSI), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do 18º BPM (Jacarepaguá) e dos Setores de Inteligência da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP) e 22ª DP (Penha), em uma verdadeira demonstração de integração entre as forças de segurança.
A operação visa, também, ao cumprimento de mandados de prisão e ao colhimento elementos que ajudem a desmantelar completamente a atuação da facção criminosa na região.
A ação faz parte da “Operação Contenção”, uma ofensiva estratégica para conter e atacar o avanço territorial da facção criminosa Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio.
2 imagensFechar modal.1 de 2Material apreendido pelos investigadores durante a operação2 de 2Divulgação
Fonte: link original