Um homem de 72 anos foi socorrido pela equipe do helicóptero Águia, da Polícia Militar, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) na cidade de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.
De acordo com o tenente Rafael Pereira Corrêa, que participou do resgate, a vítima estava na praia quando sentiu um mal-estar. Devido à dificuldade de acesso ao local, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acionou a Polícia Militar para auxiliar no transporte.
“Conseguimos fazer um trajeto de quase duas horas em 12 minutos com a aeronave”, explicou o tenente. Após os primeiros atendimentos realizados pela equipe do Samu, a vítima foi levada de ambulância até o local onde o helicóptero pousou.
“Ele estava consciente, porém mostrava desvio de rima [sorriso torto] e tinha dificuldade de mexer a perna direita”, relatou o tenente, descrevendo os sintomas típicos de um AVC.
O transporte aéreo deixou o idoso sob os cuidados de outra equipe do Samu, que o levou ao Hospital Municipal de Ilhabela. “Depois de diagnosticado e tratado, ele já apresenta uma melhora na força motora. Em casos assim, o tempo de socorro é primordial”, finalizou o policial.
A rápida atuação da Polícia Militar, em conjunto com os profissionais do Samu, foi fundamental para o atendimento emergencial da vítima, aumentando as chances de recuperação do paciente.
Fonte: GBMAR – Imagem: SSPSP