
Operação contra ‘novo cangaço’ cumpre mandados em Jacareí
Divulgação/SSP
Uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo contra o crime conhecido como “novo cangaço” realizou buscas em Jacareí, na manhã desta terça-feira (10).
🔎 “Novo cangaço” é um termo usado para descrever ataques criminosos organizados e violentos onde quadrilhas armadas tomam o controle de cidades pequenas e médias para assaltos em bancos.
Segundo a Polícia Civil, o alvo da operação foi uma organização criminosa armada especializada neste tipo de crime. O grupo planejava agir em breve, ainda de acordo com a polícia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
“As investigações apontaram que os suspeitos planejavam ataques a bancos com uso de extrema violência, armamento pesado e recursos tecnológicos”, diz a corporação.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Os policiais responsáveis pela investigações descobriram ainda que os criminosos contavam com fuzis, veículos blindados e artefatos explosivos para a ação.
“A organização criminosa pretendia utilizar fuzis de alto poder destrutivo, inclusive calibre 50, além de veículos blindados, artefatos explosivos, drones e outros equipamentos táticos característicos do “novo cangaço” — modalidade de roubo marcada pelo uso de armamento pesado, explosivos e ações violentas, geralmente em cidades do interior, com cercos urbanos e confronto com a polícia.”
A operação também contou com participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público de São Paulo.
De acordo com o MP, 85 policiais civis e 30 policiais militares, além dos promotores, cumpriram 20 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão nesta terça-feira (10).
“As investigações revelaram a existência uma organização criminosa altamente estruturada, com divisão de tarefas bem definida, responsável pelo planejamento e execução de ataques violentos a instituições financeiras, mediante o emprego de armamento pesado, explosivos e estratégias de intimidação extrema, colocando em risco a população local e agentes públicos”, diz o MP.
Além de Jacareí, as buscas aconteceram em São Paulo, Embu das Artes, Taboão da Serra, Jacareí, Ribeirão Preto e Cravinhos.
Viatura da Polícia Civil
Reprodução/Polícia Civil
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Fonte: Matéria original