Operação mira envolvidos em “golpe do falso advogado” em São Paulo

Operação mira envolvidos em “golpe do falso advogado” em São Paulo

Uma operação interestadual deflagrada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (20/8) busca prender uma quadrilha envolvida no chamado” golpe do falso advogado”, que invadiu sistemas de Tribunais de Justiça (TJs) e do governo federal em diversas regiões do país.

Ao todo, são cumpridos 27 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte. As investigações, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), começaram em Santa Catarina.

  • São Paulo

    Vídeo: como ficou Porsche de Gato Preto após acidente na Faria Lima
  • São Paulo

    “Faz praia de nudismo”, sugere empresário sobre área preservada em SP
  • São Paulo

    Aeroporto de Guarulhos é reprovado em avaliação de qualidade da Anac
  • São Paulo

    Morre ciclista de 73 anos prensado por VLT no litoral de São Paulo

Foram descobertas pessoas físicas e jurídicas que estariam utilizando a identidade de advogados catarinenses e dados de processos para enganar vítimas, com objetivo de gerar lucro com o suposto serviço prestado.

Em São Paulo, com apoio do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol), foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão na capital, em Guarulhos, Itaquaquecetuba e São Vicente.

Representantes do Poder Judiciário e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também participam das investigações. Policiais de grupos armados do Garra, do Dope e de seccionais dos municípios também estão envolvidos na operação.

Golpe do falso advogado

Em meio a uma explosão de “golpes do falso advogado” em todo o país, a OAB lançou uma campanha nacional de conscientização e orientação da população para evitar novas vítimas.

Os golpistas, frequentemente, tentam convencer o cidadão a realizar pagamentos via Pix para liberação de valores. Eles utilizam fotos, nomes e informações que são extraídas de processos judiciais.

Por meio do site ConfirmADV, a identidade de advogados pode ser confirmada. Além disso, caso uma pessoa tenha sido vítima do golpe ou já tenha realizado o pagamento indevido, é possível fazer uma denúncia online diretamente pelo canal oficial da OAB Nacional.

Fonte: link original

Please follow and like us:

Redação

Ricardo Severino, 50, Casado, Jornalista, Radialista, Desenvolvedor Web, Criador de conteúdo - MTB - 95472/SP

Equipe de Judô de São Sebastião sobe ao pódio em quatro categorias do Paulista Inter Regional 2025

Emdurb abre processo seletivo para contratação temporária