
Posted in
Destaques
Palmeiras–Barra Funda ganha 3 linhas da CPTM

A partir da próxima segunda-feira, 25, a estação Palmeiras–Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, vai receber a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em operação assistida. Assim, os passageiros do Alto Tietê e da zona leste terão acesso direto à zona oeste durante os horários de vale, entre 8h e 15h30, e das 20h à 0h.
Já em 28 de agosto, as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa também terão a Estação Palmeiras–Barra Funda como terminal, de modo a concentrar o desembarque de todos os passageiros dessas linhas e permitir a transferência imediata para Jundiaí ou Rio Grande da Serra nas plataformas 5 e 6.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A medida transforma a estação em um novo centro de integração ferroviária e busca maior segurança, eficiência e conforto para quem utiliza o sistema, segundo a CPTM. Além das linhas da companhia e do Expresso Aeroporto, a estação atende ainda à Linha 3-Vermelha de metrô e à Linha 8-Diamante dos trens metropolitanos.
Palmeiras–Barra Funda também é ponto de conexão com terminais de ônibus municipais e interestaduais, instituições de ensino, casas de shows e opções culturais, o que facilita a rotina dos passageiros da região.
A estação Palmeiras-Barra Funda será o novo hub central do transporte em SP! Se liga👇
Conexão com as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral, além do Serviço Expresso Aeroporto e as linhas 3-Vermelha e 8-Diamante que você já conhece.
🚉 Mais rapidez, mais integração e milhares… pic.twitter.com/iq8wHfof4m
— Governo de S. Paulo (@governosp) August 18, 2025
Melhorias no intervalo e agilidade das linhas da CPTM
Entre as melhorias recentes, a CPTM reduziu os intervalos nas linhas 12-Safira, 13-Jade e no Expresso Linha 10, com o objetivo de tornar o serviço mais ágil e eficiente em todas as linhas que opera.
Na Linha 12-Safira, o intervalo foi ajustado para 4,5 minutos nos picos, sem o loop interno, o que permite viagens diretas entre Brás e Calmon Viana. A Linha 13-Jade passou a operar com intervalo médio de dez minutos nos horários de maior movimento.
O Expresso Linha 10, responsável pelas ligações entre Santo André e Tamanduateí nos horários de pico da manhã e da tarde, agora oferece intervalos de 20 minutos entre os trens, beneficiando o deslocamento dos passageiros.
Fonte: link original
<button
data-text-opened='
Ocultar comentários’
data-text-closed=’
Comentários exclusivos para assinantes. ‘
data-comments=”comments-for-2097399″
class=”comments__button comments-visibility-toggle btn btn-large btn–primary”
data-cy=”btn_hide_comment”
>
Comentários exclusivos para assinantes.
Entre
ou assine
para enviar um comentário. Ou cadastre-se gratuitamente
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.