Saiba mais sobre o mutirão de castração em São Sebastião: mais de 40 animais foram castrados para promover a saúde animal.

PATA São Sebastião castra mais de 40 animais em mutirão

PATA São Sebastião castra mais de 40 animais em mutirão

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), realizou, no último sábado (29), o 3º Mutirão de Castração no Pronto Atendimento e Tratamento Animal de São Sebastião (PATA) e 43 pets passaram pelo procedimento.

De acordo com a SESAU, 45 animais compareceram, mas em dois deles o procedimento foi cancelado por questões de saúde. Entre os animais castrados, estavam 20 cadelas, dez gatas, sete cães e seis gatos.

A equipe de veterinários e técnicos responsável pela realização das cirurgias foi composta por 16 integrantes especializados que já realizaram mais de 35 mil cirurgias e castrações.

De acordo com a coordenação do PATA, a castração é um procedimento de extrema importância para a saúde animal. Esta cirurgia nas cadelas previne câncer de mama, quando é feita até o terceiro cio. Mas, em qualquer idade, a castração contribui para o controle populacional, além de prevenir o desenvolvimento de piometra (infecção de útero).

Além disso, o procedimento também previne o desenvolvimento de tumores malignos nas mamas e a piometra, além de inibir o comportamento sexual muitas vezes desagradável.

Já nos cães, a castração previne doenças na próstata e nos gatos diminui a marcação de território. Ambas também contribuem para o controle populacional e diminuição do abandono.

Entre as necessidades e obrigações do tutor do animal para este tipo de procedimento estão a assinatura do termo de responsabilidade e levar o animal com oito horas de jejum. O tutor também deve ter colar ou colete cirúrgico para o pós-operatório – proteção necessária para não abrir os pontos.

PATA

O funcionamento do PATA é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Diariamente, às 7h30, são distribuídas 30 senhas. Munícipes precisam estar de posse de documentos com foto e comprovante de residência de São Sebastião, e com o animal para passar em atendimento.

O PATA conta com quatro consultórios para atendimento de clínica médica e cirúrgica, duas enfermarias para cão e gato e bloco cirúrgico altamente equipado.

Além disso, existem salas para realização de exames de imagem (ultrassom e radiografias) e laboratório de análises clínicas. O PATA também oferece atendimento especializado em ortopedia e oncologia.

Crédito: Marcos Fonseca | PMSS – Fotos: Anna Paula | PMSS

Please follow and like us:

Redação

Portal de noticias voltado para região do litoral norte paulista, abrangendo São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela

Atletas de Ubatuba vencem campeonato de skimboard na Sununga. Descubra como Julia Dias e Leandro Azevedo conquistaram o título.

Atletas de Ubatuba vencem campeonato de skimboard na Sununga

A dupla de dançarinos de dança de rua, Kleber Moreira e Lucca Grellmann, conquistou o segundo lugar na categoria Duo Amador no 19º Dança Ubatuba, evento realizado no último domingo (23). A competição reuniu grupos de dança de todo o Brasil, destacando talentos em diversas modalidades. Representando Ilhabela, Kleber e Lucca apresentaram a coreografia intitulada "Superação", cujo nome reflete a trajetória inspiradora de ambos, especialmente a de Lucca, que tem síndrome de Down e é aluno de Kleber. Integrante do grupo Instituto Dança e Arte desde os nove anos, Lucca, agora com 21 anos, acumula uma série de conquistas em sua carreira. Em 2023, Lucca foi campeão do Universal Dance em Florianópolis, onde também recebeu o prêmio de Destaque. Em São Sebastião, ele venceu a competição “Todas as Danças”, conquistando o prêmio Revelação em 2023. No ano anterior, competiu no Festival Ciad Ubatuba, onde ganhou o prêmio principal, garantindo sua classificação para o mundial. Kleber Moreira, emocionado com a vitória, destacou o orgulho que sente por seu aluno. "Eu já venho há alguns anos acompanhando a evolução do Lucca, um garoto dedicado que ama a arte. Dançar uma coreografia com ele é sempre um prazer. Não tem como ver sua alegria dançando e não se emocionar. Ele é muito mais que especial e adora subir nos palcos e mostrar seu talento. Toda vez que ele dança, ele contagia todos os que o assistem", disse Kleber. Os fãs da dupla terão a oportunidade de vê-los novamente no dia 12 de julho, quando se apresentarão na Mostra de Dança da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci). A expectativa é que a performance seja mais um momento de emoção e superação, características que definem a trajetória de Kleber e Lucca.

Dupla de dançarinos de Ilhabela conquista segundo lugar no 19º Dança Ubatuba