Polícia procura preso que fugiu por passagem de produtos de penitenciária de Caraguatatuba; VÍDEO


Detento escapa do CDP de Caraguá
A Polícia Militar procura nesta sexta-feira (12) pelo detento que fugiu do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba . Imagens obtidas pelo g1 mostram o homem abrindo uma portinhola usada para a passagem de produtos e escapando da unidade na quinta (11).
Ele chega a trocar de roupa antes da fuga, e sai pela passagem levando os pertences em uma sacola de plástico. Toda a ação leva menos de dois minutos e foi registrada pelas câmeras de segurança.
Até a última atualização desta reportagem, o preso ainda não havia sido recapturado. O chefe de departamento do local foi exonerado e um novo gestor assumiu o CDP de Caraguatatuba nesta quinta-feira – veja mais abaixo.
O CDP de Caraguatatuba fica em uma área mais afastada de Caraguatatuba, no bairro Porto Novo. A unidade tem capacidade para 751 detentos, mas atualmente abriga 1.242 presos, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Preso foge de CDP de Caraguatatuba
Reprodução
A SAP disse ainda que a “Polícia Penal apura as responsabilidades e as circunstâncias da ocorrência e que foi designado um novo chefe de departamento para o Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba, que já está na gestão do estabelecimento penal em definitivo’.
Segundo a Associação dos Guardas de Presídio da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, essa abertura é usada para o recebimento de mercadorias destinadas aos presos, como alimentos enviados pelas famílias.
Falha de segurança
O advogado especialista em segurança pública Frediano Theodoro falou, em entrevista à TV Vanguarda, que a passagem por onde o preso fugiu é inadequada para o estabelecimento prisional e que houve uma falha sistemática de segurança.
“Me chama a atenção a facilidade, para o preso, dessa passagem. Aquela portinhola, sem cadeado, é muito grande para a passagem de materiais. Me parece que a ideia da portinhola é completamente inadequada para o ambiente prisional, de segurança máxima. Depois que ele acessa o lado de fora, em qual estabelecimento prisional, existem outros setores de controle, outros portões, grades, até que se chegue a rua. Obviamente teria que passar por outros agentes penitenciários. E se essa pessoa ganhou a rua, depois de ter passado essa portinhola, houve uma falha sistemática da segurança desse local”.
CDP de Caraguatatuba, no Litoral Norte
Reprodução/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Fonte: Matéria original

Please follow and like us:

Mãe de empresário morto desabafa após suspeito fugir de presídio em SP: 'Saiu como uma pessoa comum'

Tecnologia chinesa em SJC: Hi Engenharia anuncia parceria global