A polêmica proposta de aumentar o número de vereadores em Ilhabela foi aprovada em segundo turno na sessão da Câmara Municipal realizada na última terça-feira (17). Com 7 votos favoráveis e 2 contrários, o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município altera de 9 para 11 o número de cadeiras no legislativo ilhéu a partir de 2025.
A justificativa dos vereadores que votaram a favor é que o aumento vai proporcionar uma maior representatividade da população e uma melhor fiscalização do executivo. Eles também argumentam que não haverá impacto financeiro, pois o orçamento da Câmara é fixo e independe do número de vereadores.
Já os vereadores que votaram contra, Dra. Diana e Raul Cordeiro, consideram que a medida é um retrocesso e vai à contramão do que a sociedade espera dos políticos. Eles afirmam que o aumento do número de vereadores não garante uma melhor qualidade do trabalho legislativo, que o dinheiro economizado com menos cadeiras poderia ser investido em áreas prioritárias, como saúde, educação e infraestrutura.
Votaram a favor:
- Alessandro Abençoado (PL)
- Edilson da Ilha (PL)
- Felipe Gomes (Republicanos)
- Leleco Augusto (DEM)
- Viola (AVANTE)
- Gabriel Rocha (SD)
- Zé Preto (PDT)
O projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Toninho Colucci para entrar em vigor. A expectativa é que ele se manifeste nos próximos dias sobre o assunto.
O que você acha desse assunto?
Por Ricardo Severino – Blog do Severino