Haverá interdição em trecho da via, que será total para veículos de grande porte, das 0h às 5h, de segunda a sexta-feira; Veículos pequenos usarão rota alternativa, nos dois sentidos; Usuários do transporte coletivo farão trecho em vans da Fênix

Prefeitura de Ilhabela causa transtornos aos moradores e turistas do sul da ilha

Prefeitura de Ilhabela causa transtornos aos moradores e turistas do sul da ilha
Imagem: PMI

O direito de uns termina onde começa o dever de todos. Essa frase, que parece óbvia, parece não ser levada em conta pela prefeitura de Ilhabela, que tem realizado obras no trajeto que liga o sul da ilha sem nenhum planejamento ou respeito aos moradores e turistas da região.

Segundo relatos de empresários e residentes do bairro do Piúva (Sul da Ilha), as obras acontecem durante a madrugada, entre meia-noite e cinco da manhã, com barulhos ensurdecedores que atrapalham o sono e o descanso de quem procura a ilha para fugir do estresse da cidade grande. Muitas pousadas e casas de temporada têm perdido hóspedes por conta dos transtornos causados pelas obras, que além de gerarem ruído, também dificultam o acesso às praias e aos serviços locais.

Um empresário, que preferiu não se identificar por medo de represálias, disse à nossa redação que a lei de perturbação e sossego não é válida somente para o cidadão comum, mas também para os órgãos públicos. “A lei serve para todos”, afirmou ele, acrescentando que “neste governo quem reclama paga um preço caro, mas esses incômodos estão nos prejudicando”.

Não bastasse isso, mesmo fora do horário das obras, como neste fim de semana, turistas e moradores que tentaram seguir pela via indicada pela prefeitura encontraram máquinas e buracos que causaram trânsitos imensos. As obras são benéficas para a população? Sim, mas sem planejamento para uma cidade que depende e tem como sua principal renda o turismo é realmente um desrespeito.

Em alguns bate-papos com turistas, nossa redação perguntou sobre o que estavam achando da cidade. A maioria apontou que parece uma cidade abandonada, com inúmeros buracos, nas vias, sem infraestrutura para acessos às praias (sul da ilha), mobilidade e cara de cidade suja. Antônio Marques (62) foi um dos que conversamos. Ele nos relatou que o cheiro de esgoto em vários pontos tem sido a peça-chave para espantar turistas. “Parece Praia Grande na década de 90”, relatou o turista, lembrando que na década de 90 Praia Grande passou por uma grande modificação na cidade, paisagística e estrutural, com o grande crescimento o esgoto foi o que afastou turistas e investidores na região.

O que você acha da mobilidade e o receptivo turístico especificamente nesta temporada, deixe seu comentário?

Please follow and like us:

Redação

Ricardo Severino, 50, Casado, Jornalista, Radialista, Desenvolvedor Web, Criador de conteúdo - MTB - 95472/SP

Sebrae Ilhabela promove três cursos gratuitos para empreendedores locais que desejam desenvolver estratégias de vendas e divulgar sua marca e seus produtos nas redes sociais.

Empreendedores de Ilhabela já podem se inscrever para cursos gratuitos de alavancagem nas redes sociais

A Feira traz várias marcas e modelos de negócios, abrangendo setores como alimentação, moda e inovações nos campos da tecnologia e serviços.

Empreendedorismo e Solidariedade!