A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras (SEO), concluiu as obras de drenagem e estabilização de talude realizadas na Vila Paraíso, em Barra do Sahy, na Costa Sul do município.
O bairro foi um dos mais atingidos pelas fortes chuvas de fevereiro de 2023, que provocaram deslocamento de um grande volume de terra, causando alagamento de ruas e degradação da infraestrutura local.
O novo sistema de drenagem é capaz de absorver grandes volumes de chuva em curtos intervalos de tempo, canalizando o fluxo para a infraestrutura hídrica local.
É composto por um muro em placas na base do talude, estabilizado com uso da técnica de solo grampeado com concreto projetado.
Também foram construídas canaletas que conduzem a água à escada hidráulica, estrutura que ajuda no escoamento em terrenos íngremes, colaborando para o controle do fluxo das águas e evitando que ocorram erosões no solo.
Após passar pela escada hidráulica, a água vai para um poço de visita instalado na base do talude e segue por uma galeria de tubo de concreto, até ser despejada na rede existente.
Vila Sahy
Ainda no bairro, estão ocorrendo obras de contenção e drenagem em toda a extensão da Vila Sahy, já com 90% de execução. Devido às obras, cerca de 900 residências deixaram de ser demolidas a pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE), por entender que haveria risco de novos desastres na região, e o processo de remoção das famílias foi retirado da Justiça.
As obras de contenção contemplam barreiras flexíveis; barreiras debris flow, que têm a função de conter fluxos de detritos ou deslizamentos de solo; muro de gabião, uma gaiola metálica de aço galvanizado preenchida por pedras; e plantio de vegetação.
Já o sistema de drenagem abrange um canal de drenagem revestido com colchão reno, feito em gabião; e drenagem em tunnel liner, que passará sob a rodovia Dr. Manoel Hyppólito do Rego (SP-55), lançando as águas pluviais no Rio Sahy.
Crédito: Anna Paula e Marcos Fonseca I PMSS