A Prefeitura de Ilhabela apresentou a campanha “Não dê esmola, dê dignidade” em reunião realizada na semana passada com a Associação Comercial e Empresarial (ACEI) do município e o Conselho Municipal de Segurança (Conseg). O objetivo é orientar a sociedade a encaminhar pessoas em situação de vulnerabilidade social para a Casa de Passagem, local especializado mantido pela Prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, que oferece cuidado humanizado, garantindo direitos, fortalecendo vínculos e recuperando indivíduos invisíveis para a sociedade.
A campanha já está sendo divulgada nas redes sociais e também será feita divulgação com folders explicativos com o endereço e telefone da Casa de Passagem. “Muitas vezes a pessoa dá esmola e acha que está ajudando, mas o ideal é indicar a Casa de Passagem, pois lá podemos dar o atendimento e os encaminhamentos necessários para realmente ajudar essas pessoas”, explica a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Nanci Zanato.
Além de apresentar a campanha, ficou definido na reunião que serão realizados mapeamento e cadastro de todos os indivíduos abordados na cidade para verificar o tempo de permanência no município, obtendo dados como cidade de origem e meios de subsistência utilizados atualmente no arquipélago.
Encaminhamentos
Além de oferecer atendimento temporário às pessoas em situação de vulnerabilidade, a equipe da Casa de Passagem realiza encaminhamentos necessários de acordo com a necessidade de cada caso, como cursos de capacitação profissional, direcionamento para as Unidades Básicas de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou Centro de Atenção Psicossocial para pessoas que fazem uso de álcool e drogas (CAPS AD). No caso de ocorrências envolvendo residentes de Ilhabela, os indivíduos são encaminhados de volta para suas famílias. Em caso de agressões, furtos ou vandalismo, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo número 190.
A Casa de Passagem está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Para entrar em contato, utilize os números (12) 3895-6400 e (12) 99643-9432 (WhatsApp).
Participaram da Reunião Jaqueline Groisman, Assessora da Gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), Daniel Marçal, diretor de Segurança da Secretaria de Mobilidade e Segurança e presidente do Conseg e Heloisa Lacerda, Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela – ACEI.