
Moradores e comerciantes de todo o Litoral Norte devem se preparar para um aumento na conta de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário anual para os consumidores atendidos pela Elektro, concessionária responsável pelo fornecimento na região. O aumento passa a valer a partir da próxima terça-feira, 27 de agosto.
O reajuste médio percebido pelos consumidores será de 2,82%. No entanto, o impacto varia conforme a classe de consumo. Para os consumidores residenciais e de baixa tensão, o aumento será um pouco maior, de 3,33%. Já para a indústria e grandes comércios, atendidos em alta tensão, haverá uma leve redução de -0,61%.
Segundo a ANEEL, o cálculo do reajuste leva em consideração a variação de custos que a empresa teve no último ano, como a compra de energia, o transporte e os encargos setoriais.
O aumento afeta diretamente o orçamento das famílias e os custos de operação do comércio e do setor de serviços em Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, pressionando ainda mais as despesas em um cenário de custo de vida já elevado na região.