
Compartilhar notícia
Google News – Metrópoles
– Foto: Jessica Bernardo/Metrópoles
As escolas estaduais de São Paulo registram, em média, oito casos de racismo por dia. O número surgiu em um levantamento feito pelo Metrópoles, a partir de dados da Secretaria da Educação (Seduc), obtidos exclusivamente via Lei de Acesso à Informação (LAI).
Entre janeiro de 2024 e julho de 2025, a rede pública educacional do estado teve 4.554 ocorrências de injúria racial. De todas as diretorias regionais de ensino, a maioria ocorre no interior (55,93%) e na capital (24,31%). O restante foi de incidentes na região metropolitana e no litoral: 17,96% e 1,8%, respectivamente.
Vale destacar que a realidade pode ser ainda mais alarmante, já que a temática envolve subnotificação. Foram contabilizados apenas os casos que se tornaram conhecidos pela administração das unidades.
Os nomes das escolas em que foram detectados casos de racismo não foram especificados pela pasta, já que a disseminação do detalhamento envolve “dados sensíveis e de natureza pessoal”. “A divulgação pode gerar impactos negativos à comunidade, como aumento de pedidos de transferência, estigmatização de instituições de ensino e desestímulo à matrícula, comprometendo o direito à educação e à convivência escolar segura”, alegou a Seduc.