Regional: Visita terapêutica de pet proporciona alegria aos residentes de Instituição de Longa Permanência de Caraguatatuba

Para quem gosta de animais, eles são verdadeiros “terapeutas emocionais”. Oferecem amor incondicional, alegria e transformam a rotina diária. No mundo todo, inclusive no Brasil, a Terapia Assistida por Animais (TAA) usa a interação com cães para beneficiar pessoas com deficiência e idosas. Essa prática comprovada pela ciência promove bem-estar físico, emocional, social e cognitivo.

Em Caraguatatuba, a Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas e com Deficiência (ILP) Municipal no bairro Pontal Santamarina, política pública da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) sob gestão da Organização Social Lar São Francisco de Assis, abraçou essa iniciativa. Amy, uma dálmata de quatro anos cega por glaucoma, iniciou visitas aos 49 residentes, espalhando carinho e conexão.

“Já foram dois encontros e a proposta é torná-los semanais. Amy é sensível, calma e se aproxima de cada residente com tranquilidade, promovendo interação, alegria, conforto emocional e afeto”, destacou Luiz Otávio Paes, diretor técnico-administrativo da ILP.

Para a supervisora técnica da Sepedi, Renata Shiraishi, “a iniciativa só agrega benefícios para os nossos acolhidos, desde na saúde mental, emocional, física e cognitiva como na socialização e qualidade de vida”. “Tanto a Sepedi quanto o Lar São Francisco apoiam iniciativas de voluntariado por parte da comunidade”, disse.

Acostumada a realizar atividades voluntárias, a tutora de Amy, Mônica Mendes Torres, teve a ideia de entrar em contato com a instituição, vizinha de onde reside e propor a parceria.

“Fui muito bem recebida. Fiz um café para os residentes no final do ano passado e foi nesse momento que propus a visita da Amy. A ideia foi bem aceita pela direção e já foram duas visitas até então. A recepção e impacto foi muito positivo e para a Amy essa socialização é importante também e ela adora receber carinho”, disse Torres.

As visitas de Amy à ILP serão agora realizadas semanalmente. Interessados em apresentar projetos voluntários de bem-estar aos idosos e pessoas com deficiência nos projetos sociais podem entrar em contato com a Sepedi, na Rua Jorge Burihan, 10, bairro Jardim Jaqueira, ou pelo telefone 3886-3050.

Fonte: RSS

Fonte: Matéria original

Please follow and like us:

Duas pessoas morrem e nove ficam feridas em acidente entre carros na Floriano Rodrigues Pinheiro

Regional: Polícia Militar detém condutor por direção perigosa e desobediência em Ubatuba