São Bernardo: Podemos sai em defesa de prefeito afastado por corrupção

O partido político Podemos se manifestou em defesa de Marcelo Lima, prefeito de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, afastado por corrupção após operação

O partido político Podemos se manifestou em defesa de Marcelo Lima, prefeito de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, afastado por corrupção após operação da Polícia Federal (PF), realizada nesta quinta-feira (14/8).
Em nota, a sigla na qual participa o político, afirmou que Marcelo fazia um “grande trabalho” à frente da Prefeitura de São Bernardo do Campo.
“Confiamos na lisura da conduta de Marcelo Lima e acreditamos também ser necessária prudência em relação todo tipo de manifestação leviana, sem as devidas informações acerca das recentes investigações.”
Além disso, a direção nacional da legenda afirmou que acredita nas apurações que devem acontecer com responsabilidade e respeito às garantias legais, “inclusive o direito de defesa”.

Leia também

São Paulo

Filha de prefeito afastado por corrupção recebeu auxílio emergencial

São Paulo

Operador falou de repasses a prefeito de SBC no zap: “200 figurinhas”

São Paulo

Assessor pego com R$ 14 mi pagava até faculdade da filha do prefeito

São Paulo

Veja o que a PF achou em operação que afastou prefeito de São Bernardo

Prefeito afastado
Marcelo Lima foi afastado do cargo de prefeito de São Bernardo do Campo, nesta quinta-feira (14/8), durante uma operação da PF contra corrupção.
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta, dois mandados de prisão preventiva, além de 20 mandados de busca e apreensão e medidas de afastamento de sigilos bancário e fiscal, nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema, todas no estado de São Paulo.
6 imagensFechar modal.1 de 6Marcelo Lima, prefeito de São Bernardo do CampoReprodução/ Instagram2 de 6Prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, é do PodemosReprodução/ Instagram3 de 6O ex-deputado federal Marcelo Lima (Podemos)Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados4 de 6Marcelo LimaReprodução redes sociais5 de 6Marcelo de Lima FernandesCâmara dos Deputados6 de 6PF apreende dinheiro em espécie em operação contra corrupção em São Bernardo do CampoDivulgaão PF
As medidas cautelares, expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), incluem ainda o afastamento de cargos públicos e o monitoramento eletrônico.
Os investigados responderão, na medida de suas condutas, pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa.
Em nota ao Metrópoles, a Prefeitura de São Bernardo do Campo disse que vai colaborar com as informações necessárias em relação ao caso. “A gestão municipal é a principal interessada para que tudo seja devidamente apurado. Reforçamos que o episódio não afeta os serviços na cidade”, diz o texto.
A reportagem também tenta contato com as defesas dos demais citados nas investigações da PF. O espaço segue aberto para atualizações.

 Quem é Marcelo Lima

Marcelo Lima já foi vereador na cidade e se elegeu como vice-prefeito em 2016 e, em 2020, na chapa de Orlando Morando (PSDB), ex-prefeito de São Bernardo e atual secretário municipal de Segurança Urbana de São Paulo.
Em 2022, ele foi eleito deputado federal, mas teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por infidelidade partidária em novembro de 2023. À época, o tribunal entendeu que a desfiliação do parlamentar, que estava no Solidariedade, aconteceu sem justa causa, o que é considerado ilegal.
Apesar de ter composto a chapa de Morando em 2020, Marcelo Lima não foi apoiado pelo atual secretário no primeiro turno das eleições do ano passado, quando Morando decidiu apoiar a sua sobrinha, Flávia. Já no segundo turno, o atual secretário mudou de postura e apoiou Lima contra Alex Manente (Cidadania). Lima saiu vitorioso com 28,64% dos votos.
Com o afastamento do prefeito, a vice-prefeita de São Bernardo do Campo, Jéssica Cormick, irá assumir o cargo.

 

Fonte: link original

Please follow and like us:

Redação

Ricardo Severino, 50, Casado, Jornalista, Radialista, Desenvolvedor Web, Criador de conteúdo - MTB - 95472/SP

Ao Metrópoles, torcida do Racing relata terror em prisão no estádio

Post enigmático sugere participação de Gabriela Versiani em A Fazenda