
Veja cronologia da vacina Butatan-DV contra a dengue
A Prefeitura de São José dos Campos vai iniciar, nesta terça-feira (10), a aplicação de doses únicas da vacina contra a dengue, a Butantan-DV.
Inicialmente, apenas profissionais da Atenção Primária à Saúde da rede municipal serão imunizados.
“Neste primeiro momento, a estratégia prioriza Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs), grupos essenciais no enfrentamento às arboviroses”, diz a prefeitura.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A primeira aplicação está marcada para as 9h na Unidade Básica de Saúde (UBS) Resolve Jardim da Granja (região sudeste da cidade).
Segundo a prefeitura, que recebeu 1.161 doses do Governo de São Paulo, a imunização será ampliada gradualmente para os demais trabalhadores da Atenção Primária.
Primeira do mundo contra a dengue em dose única, a vacina produzida pelo Instituto Butantan é para pessoas entre 12 e 59 anos
“O imunizante apresentou, em estudos clínicos, elevada efetividade, com redução de aproximadamente 75% dos casos da doença, proteção superior a 90% contra quadros graves e 100% contra hospitalizações”, afirmou a prefeitura.
LEIA TAMBÉM:
Índice larvário do mosquito da dengue tem queda em São José; veja o nível de infestação de cada bairro
Vacina em São José dos Campos
Claudio Vieira/PMSJC
Além desta, a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos segue disponível nas UBSs da cidade desde maio de 2024 (saiba onde se imunizar).
Segundo a prefeitura, o esquema vacinal recomendado neste caso é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
As coberturas em São José estão abaixo da meta: 29,03% para a primeira e 12,09% para a segunda dose.
Em 2025, São José dos Campos teve 5.611 casos confirmados e seis mortes por dengue.
São José e Jacareí estão em alerta para a dengue
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Fonte: Matéria original