
Posted in
Destaques
São Paulo enfrenta inverno mais rigoroso em 30 anos

A capital paulista enfrenta o inverno mais rigoroso das últimas três décadas, segundo levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desde 22 de junho, a Defesa Civil Municipal mantém o alerta para temperaturas baixas em toda a cidade.
Dados do Inmet revelam que, até a quinta-feira 14, a média das temperaturas mínimas alcançou 12,2°C, valor só superado em 1994, quando a média ficou em 10,8°C. Já as máximas atingiram média de 22,4°C, sendo que tardes mais frias ocorreram apenas em 1996, com média de 22°C.
Novas ondas de frio podem acontecer
O inverno deve se estender até 22 de setembro, e meteorologistas preveem pelo menos mais uma ou duas ondas de frio nesse período. O meteorologista César Soares, da Climatempo, afirmou que o próximo fim de semana já pode registrar nova queda de temperatura.
“A partir do final de agosto, sim, há expectativa de dias mais quentes e menos frios, mas ao longo de setembro, outubro e novembro ainda teremos incursões de ar polar, que vão derrubar as temperaturas em alguns períodos”, explicou Soares, segundo a Climatempo.
Soares também observou que a sensação de frio intenso se deve ao fato de os invernos de 2023 e 2024 terem registrado temperaturas acima da média.
“Estamos desacostumados com o frio por conta dos últimos dois invernos, em 2023 e em 2024, que foram com temperaturas acima da média”, disse o especialista. “A gente praticamente não teve frio, muito pelo contrário, a gente teve ondas de calor. Agora a gente está numa condição normal. A presença de massas de ar de origem polar é normal para essa época do ano.”
Inverno dá trégua ao Brasil
Calor intenso e tempo seco vão marcar os próximos dias em diversas regiões do Brasil, com previsão de temperaturas que podem chegar a 40°C em alguns pontos, no período da tarde, de acordo com dados meteorológicos do Climatempo e do Inmet.
A elevação de temperatura deve ser sentida principalmente no interior de São Paulo e no norte e no nordeste do Paraná, onde os termômetros podem atingir 35°C. Nos Estados do Centro-Oeste, as temperaturas podem chegar a 40°C.
As projeções revelam que áreas afetadas pelo chamado veranico terão máximas cerca de 5°C acima do padrão para agosto. Norte de Santa Catarina, sul e leste do Paraná, centro-sul do Rio de Janeiro, regiões de Minas Gerais como o sul, Zona da Mata e Triângulo, além de Goiás, Mato Grosso e Rondônia, terão mínimas e máximas entre 3°C e 5°C acima da média.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O aumento das temperaturas se deve ao afastamento de uma massa de ar polar e à chegada de uma massa de ar quente e seco. Um bloqueio atmosférico está se estabelecendo no centro do país e mudando a direção dos ventos, informa o Climatempo.
Por outro lado, capitais do Sul do país e quase todas do Sudeste devem registrar temperaturas mais amenas, sem grandes elevações, especialmente no período da manhã.
Fonte: link original
<button
data-text-opened='
Ocultar comentários’
data-text-closed=’
Comentários exclusivos para assinantes. ‘
data-comments=”comments-for-2097224″
class=”comments__button comments-visibility-toggle btn btn-large btn–primary”
data-cy=”btn_hide_comment”
>
Comentários exclusivos para assinantes.
Entre
ou assine
para enviar um comentário. Ou cadastre-se gratuitamente
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.