São Sebastião terá instalação de sirenes em áreas de risco do município

São Sebastião terá instalação de sirenes em áreas de risco do município
Foto: Agência Brasil

A cidade de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, irá receber a instalação de sirenes em áreas de risco do município. A instalação foi anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Defesa Civil, nesta quarta-feira (06). O governo investirá R$ 4,6 milhões para a instalação dessas sirenes em três cidades do Litoral Paulista.

A escolha de São Sebastião ocorreu pelo alto risco de deslizamentos e alagamentos na região. Essas sirenes serão uma ferramenta importante para alertar a população em caso de emergências e ajudar a prevenir desastres.

As sirenes serão acionadas por agentes da Defesa Civil quando a chuva atingir uma intensidade capaz de provocar deslizamentos de terra ou inundações. Além do som da sirene, uma mensagem de voz orientará os moradores a se deslocarem para locais seguros. As áreas de risco serão mapeadas e classificadas pela Defesa Civil.

O processo licitatório para a instalação das sirenes ocorrerá nas próximas semanas e a previsão é que até a Operação Chuvas de verão deste ano já esteja em funcionamento. Além de São Sebastião, as cidades de Guarujá e Franco da Rocha também receberão os equipamentos.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse que a instalação de sistemas de sirenes em áreas de risco deve ser feita pelos municípios, mas que o Estado e o Governo Federal podem apoiar essa iniciativa. Ele também destacou que é necessária uma política bem estruturada com a comunidade, com educação e monitoramento das questões climáticas.

A instalação de sirenes em áreas de risco é uma medida preventiva que visa salvar vidas e evitar tragédias como as que ocorreram no último feriado de Carnaval, quando fortes chuvas causaram mortes e estragos no litoral paulista.

Por Ricardo Severino – Fonte: SCGESP

Please follow and like us:

Redação

Portal de noticias voltado para região do litoral norte paulista, abrangendo São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela

Quase 3 milhões de veículos devem seguir em direção ao interior e litoral no feriado

EMPREENDA CARAGUATATUBA JÁ MOVIMENTOU R$ 36,1 MILHÕES EM RODADAS DE NEGOCIAÇÕES