
Especialistas em síndrome de Down: qual médico consultar?
Os médicos especialistas no diagnóstico e tratamento da síndrome de Down, conforme a ordem de prioridade, são:
O pediatra é geralmente o primeiro médico responsável por identificar sinais indicativos da síndrome de Down nos primeiros dias de vida da criança.
Esse especialista acompanha o crescimento e o desenvolvimento da criança, solicita exames iniciais e orienta a família sobre os cuidados necessários.
Parceria com agende sua consulta online Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
O pediatra também pode tratar e acompanhar outras condições, como:
Atraso no desenvolvimento e crescimento;
O pediatra também avalia outros problemas que podem surgir ao longo do tempo, como dificuldades de aprendizado, baixa imunidade ou alterações no comportamento, encaminhando para outros especialistas quando necessário.
O obstetra é o especialista no diagnóstico da síndrome de Down ainda durante a gravidez da mulher, por meio do exame de translucência nucal, a ultrassonografia, a cordocentese ou a amniocentese.
tuasaude.com/sindrome-de-down-na-gravidez
O geneticista é o especialista indicado para confirmar o diagnóstico da síndrome de Down por meio de exames genéticos.
Esse médico também orienta sobre a origem da alteração cromossômica e ajuda a esclarecer dúvidas sobre hereditariedade e riscos em futuras gravidezes.
O neuropediatra é o especialista recomendado para acompanhar o desenvolvimento neurológico e cognitivo da criança com síndrome de Down.
Esse especialista ajuda a identificar atrasos no desenvolvimento, dificuldades de linguagem e alterações motoras, além de orientar terapias e estímulos adequados.
O cardiologista é fundamental porque muitas pessoas com síndrome de Down podem apresentar problemas cardíacos desde o nascimento.
Esse especialista solicita exames como ecocardiograma e acompanha possíveis alterações no coração, definindo o tratamento necessário.
O endocrinologista pode ser indicado, porque a síndrome de Down está associada a maior risco de alterações hormonais, como hipotireoidismo.
Esse especialista avalia exames de sangue e orienta o tratamento para manter o equilíbrio hormonal.
O otorrinolaringologista avalia problemas auditivos e respiratórios, que podem ser mais comuns em pessoas com síndrome de Down. Também acompanha infecções frequentes no ouvido e dificuldades de fala relacionadas à audição.
Como algumas crianças com síndrome de Down podem ter problemas de visão, como miopia e estrabismo, e maior risco de desenvolver catarata, o oftalmologista pode ser consultado para ajudar a identificar essas possíveis alterações.
O fonoaudiólogo ajuda no desenvolvimento da fala, da comunicação e da mastigação, melhorando a qualidade de vida da pessoa.
Isso porque muitas pessoas com síndrome de Down podem apresentar atraso na linguagem ou dificuldades para engolir.
É aconselhado marcar consulta com um especialista em síndrome de Down na presença de características como:
Olhos puxados para cima, em formato de amêndoa.
A pessoa com síndrome de Down também pode apresentar baixa estatura, pés pequenos e mãos largas e pequenas, com dedos curtos.
O tratamento dessa síndrome, varia conforme as necessidades individuais e tem o objetivo de promover o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da pessoa. Assim, o médico pode indicar sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e/ou psicoterapia.
Na presença de problemas de saúde, o médico também pode recomendar o uso de remédios ou suplementos e o uso de lentes corretivas e aparelhos auditivos, por exemplo.
Fonte: RSS
Fonte: Matéria original