
A úvula inchada, conhecida também por uvulite, é um sintoma de uma inflamação que acontece na região da garganta conhecida popularmente como “sininho da garganta”.
A úvula inchada pode ser provocada por situações, como refluxo gastroesofágico, mononucleose, angioedema hereditário ou amigdalite, que também podem ser acompanhados de outros sintomas como dor na garganta, tosse, febre e queimação, por exemplo.
Na presença de úvula inchada, é indicado consultar o otorrinolaringologista, ou clínico geral, para indicar o tratamento mais adequado conforme a causa, que pode incluir repouso, gargarejos ou o uso de antibióticos, anti-histamínicos ou analgésicos.
A úvula inchada geralmente aparece junto com outros sintomas, dependendo da causa, incluindo:
Em casos mais graves, a úvula inchada pode causar dificuldade para respirar, inchaço da língua, lábios, rosto ou garganta, e coloração azulada ou arroxeada dos lábios, o que pode indicar que as vias respiratórias estão sendo bloqueadas.
A úvula inchada nem sempre é perigosa, na maioria dos casos, é causada por infecções leves, alergias ou irritações.
No entanto, se o inchaço vier acompanhado de dificuldade para respirar, engolir, falar ou houver inchaço no rosto, lábios ou língua, pode ser uma emergência e é necessário procurar atendimento médico imediatamente.
As principais causas de úvula inchada são:
O refluxo gastroesofágico ocorre quando o conteúdo do estômago volta involuntariamente para o esôfago, causando irritação e sintomas como úvula inchada, queimação, azia, sensação de bolo na garganta e gosto amargo na boca. Conheça todos os sintomas do refluxo gastroesofágico.
O que fazer: deve-se consultar o gastroenterologista que pode indicar algumas medidas simples, como manter uma alimentação saudável, reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura, e evitar fumar.
Além disso, o médico também pode prescrever o uso de remédios como a domperidona, que aceleram o esvaziamento gástrico, e de omeprazol ou esomeprazol, que reduzem a quantidade de ácido no estômago, por exemplo. Veja os remédios indicados para tratar o refluxo gastroesofágico.
Não ignore os sinais que seu corpo está dando! Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já! Parceria com agende sua consulta online Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
A mononucleose, conhecida como doença do beijo, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr, que pode provocar sintomas como úvula inchada, febre alta, dor e inflamação da garganta e placas esbranquiçadas na garganta.
O que fazer: é recomendado procurar um clínico geral, infectologista ou pediatra, pois o tratamento pode incluir repouso, ingestão de líquidos e o uso de anti-inflamatórios, como ibuprofeno, e analgésicos, como paracetamol ou dipirona. Entenda como é o tratamento da mononucleose.
A faringite estreptocócica, ou faringite bacteriana, é uma infecção da faringe causada por bactérias do gênero Streptococcus, que causa sintomas como úvula inchada, dor de garganta, placas brancas no fundo da boca, dificuldade para engolir e febre.
O que fazer: o tratamento deve ser orientado pelo clínico geral e envolve o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, para reduzir a inflamação da garganta, aliviar as dores e baixar a febre. Nos casos mais graves, pode ser recomendado o uso de antibiótico na veia.
Além disso, é importante também priorizar os alimentos com consistência líquida ou pastosa, como mingau de aveia, sopas, sucos naturais e purês, que ajudam a aliviar a dor e o desconforto na garganta. Conheça mais sobre o tratamento da faringite estreptocócica.
Em casos mais raros, a úvula inchada pode ser causada por angioedema hereditário, uma doença genética rara que causa acúmulo de fluidos fora dos vasos sanguíneos, levando a rápido inchaço da face, mãos, pés ou vias respiratórias.
O que fazer: o imunologista, alergologista ou clínico geral deve ser consultado, que podem prescrever o uso de remédios para o tratar ou prevenir as crises, como icatibanto, danazol, oxandrolona ou ácido tranexâmico.
No entanto, se a crise provocar inchaço na garganta, deve-se levar a pessoa imediatamente ao pronto socorro, pois o inchaço pode bloquear a passagem de ar e impedir a respiração.
O que fazer: é importante consultar o otorrinolaringologista, já que o tratamento varia conforme a causa da infecção e geralmente inclui repouso, hidratação oral e uso de antibióticos ou anti-inflamatórios, para aliviar a dor e baixar a febre.
Além disso, alguns remédios caseiros, como gargarejo com água morna e sal, ou chá de anis-estrelado, também podem ajudar a aliviar os sintomas. Veja outros remédios caseiros para amigdalite.
Alergias a medicamentos, pólen ou alguns alimentos podem causar acúmulo de líquido na garganta, deixando a úvula inchada, além de provocar coceira, vermelhidão na pele, espirros, tosse e dor de cabeça. Saiba reconhecer todos os sintomas de alergia.
O que fazer: deve-se procurar o alergologista ou clínico geral, que pode indicar o uso de medicamentos anti-histamínicos, descongestionantes e corticoides, por exemplo.
Já no caso de reação alérgica grave, chamada de anafilaxia, que inclui sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, deve-se procurar atendimento médico imediatamente.
O tabagismo pode deixar a úvula inchada, porque as substâncias presentes no tabaco podem irritar os tecidos da garganta, como a úvula, causando inflamação.
O que fazer: é recomendado parar de fumar, e o médico pode prescrever medicamentos como vareniclina ou bupropiona para reduzir o desejo de fumar e aliviar sintomas da abstinência, como ansiedade, irritabilidade e ganho de peso. Conheça os principais remédios indicados para parar de fumar.
A úvula inchada pode ser provocada pela roséola infantil, uma doença infecciosa que provoca surgimento de sintomas como febre alta, tosse, irritação e dor de garganta.
O que fazer: o tratamento deve ser orientado pelo pediatra, e consiste em controlar os sintomas da doença, podendo ser indicado o uso de medicamentos como paracetamol ou dipirona para diminuir a febre e, assim, evitar convulsões febris.
A úvula inchada pode ocorrer devido a trauma ou irritação direta na garganta, como queimaduras causadas por alimentos ou bebidas muito quentes e ferimentos provocados por procedimentos médicos como endoscopia ou intubação.
O que fazer: na maioria dos casos, a úvula inchada melhora sozinha, no entanto, é recomendado beber líquidos frios, evitar alimentos quentes ou irritantes e procurar um médico se houver dor intensa, febre ou dificuldade para engolir.
É recomendado ir ao médico quando a úvula inchada não melhora em alguns dias ou quando é acompanhada de sintomas como febre, aumento da dor, calor ou vermelhidão, presença de pus na região.
Além disso, na presença de sintomas como dificuldade para respirar, língua, lábios, rosto ou garganta inchados, ou pele ou lábios azuis ou roxos, deve-se procurar o atendimento médico imediatamente, para que o tratamento seja feito o mais rápido possível.
Fonte: RSS
Fonte: Matéria original