Saúde: Wegovy comprimido: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais)

Wegovy comprimido: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais)

Wegovy comprimido é um medicamento que pode ser indicado para diminuir o risco de problemas cardíacos graves e para reduzir o excesso de peso em adultos com obesidade ou sobrepeso.

Este remédio contém o princípio ativo semaglutida na forma de comprimidos de 1,5 mg, 4 mg, 9 mg e 25 mg, para ser tomado uma vez ao dia. O Wegovy comprimido reduz a vontade de comer e aumenta a sensação de saciedade após as refeições.

No entanto, o Wegovy comprimido foi aprovado apenas pelo FDA nos Estados Unidos. Assim, como este remédio ainda não foi autorizado pela Anvisa, não está disponível para comercialização e uso no Brasil.

Diminuir o risco de morte cardiovascular e infarto ou AVC não fatais, em adultos com doença cardiovascular e obesidade ou sobrepeso;

Sobrepeso (IMC ≥ 27 kg/m²) em adultos, na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, como pressão alta ou colesterol alto

Manter a redução de peso a longo prazo em adultos com obesidade.

O Wegovy comprimido deve ser usado sempre em conjunto com uma dieta reduzida em calorias e aumento da atividade física.

O Wegovy comprimido deve ser tomado sempre em jejum pela manhã, com apenas um copo de água pura, não ultrapassando 120 mL.

Os comprimidos do Wegovy devem ser ingeridos inteiros, não devendo, por isso, ser esmagados, cortados, mastigados ou dissolvidos.

Após engolir o comprimido, deve-se esperar pelo menos 30 minutos antes de comer, beber ou tomar outros medicamentos orais.

Em casos de esquecimento de uma dose, deve-se ignorar a dose esquecida e tomar a próxima dose do Wegovy comprimido no dia seguinte.

A posologia inicial do Wegovy comprimido para adultos que pode ser indicada pelo médico é de 1 comprimido de 1,5 mg, uma vez ao dia, por 30 dias.

Essa dose pode ser aumentada pelo médico a cada 30 dias, se necessário, para até o máximo de 1 comprimido de Wegovy 25 mg, 1 vez por dia, que é a dose de manutenção recomendada para redução do risco cardiovascular e perda de peso em adultos.

O ajuste de dose deve ser feito somente pelo médico, considerando tolerabilidade e objetivos de tratamento.

Os possíveis efeitos colaterais mais comuns com Wegovy comprimido são:

Esses sintomas surgem especialmente no início do tratamento ou no aumento da dose deste remédio. Esses problemas geralmente são leves a moderados e costumam melhorar à medida que o corpo se acostuma com o medicamento.

O Wegovy comprimido também pode causar efeitos colaterais graves, como depressão ou pensamentos suicidas, pancreatite aguda, problemas na vesícula biliar e gastroparesia. Nestes casos, deve-se interromper o uso do medicamento, contactar o médico e procurar um atendimento médico de emergência.

Há também riscos relacionados à hipoglicemia ou o agravamento da retinopatia diabética, em pessoas com diabetes tipo 2. Alguns relatos associaram a semaglutida a uma condição rara chamada neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica, que pode causar perda súbita da visão.

O comprimido Wegovy também possui um alerta para o risco de tumores de células C da tireoide. No entanto, esta associação foi observada em estudos com animais, onde o risco para seres humanos ainda não é confirmado.

O Wegovy comprimido não deve nas seguintes situações:

Histórico pessoal ou familiar de carcinoma medular da tireoide (MTC);

Síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (MEN2);

Alergia à semaglutida ou aos componentes do comprimido;

Crianças e adolescentes menores de 18 anos, pois a segurança e eficácia não foram estabelecidas nessa faixa etária.

O Wegovy comprimido não deve ser usado por mulheres grávidas e seu uso deve ser interrompido se a mulher descobrir que está grávida durante o tratamento, pois pode causar riscos ao feto. Além disso, também não deve ser usado durante a amamentação.

O comprimido de Wegovy também não deve ser usado junto com outros medicamentos contendo semaglutida ou qualquer outro remédio agonista do receptor de GLP-1.

Fonte: RSS

Fonte: Matéria original

Please follow and like us:

Saúde: GLP-1: o que é, funções e medicamentos

Esporte: Mourinho ressurge na Champions em modo épico e tem encontro marcado com sua história nos playoffs