Segurar gases traz riscos sérios à saúde, alerta médico; saiba quais

Segurar gases traz riscos sérios à saúde, alerta médico; saiba quais

Segurar gases traz riscos sérios à saúde, alerta médico; saiba quais

Por mais que algumas pessoas não se importem, soltar um pum em público pode ser uma experiência extremamente constrangedora. E não só para quem deixa os gases escaparem, como também para quem está ao redor. O mesmo vale para arrotos.

Isso faz com que muitas pessoas reprimam os gases, evitando passar vergonha e também incomodar as pessoas. No entanto, o coloproctologista Danilo Munhoz revela que a prática não é saudável.

“Embora segurar um pum ou um arroto por alguns instantes em público seja algo que todos já fizemos por educação, prender os gases repetidamente ou por longos períodos pode causar desconfortos e até consequências à saúde”, comenta.

Ele explica que o gás acumulado e não expelido acaba distendendo órgãos internos e aumentando a pressão dentro do intestino.

Veja o que pode ocorrer ao segurar gases excessiva e constantemente

Distensão e dores abdominais
O acúmulo de gases no intestino leva a inchaço abdominal e causa cólicas e dores. O médico acrescenta ainda que reter gases por muito tempo causa um desconforto importante que pode ser confundido, em casos extremos, com dores de outras origens.

“Há relatos de pessoas com tantos gases retidos que a dor parecia uma apendicite ou dor cardíaca. Se a retenção for constante e excessiva, a pressão interna pode subir a ponto de, teoricamente, causar uma lesão na parede intestinal”, alerta.

Refluxo dos gases 

O médico da clínica DuoProcto acrescenta que, ao não permitir que os gases sigam o caminho natural e saiam pelo ânus, eles podem se acumular e parte pode acabar tomando outras rotas de escape.

“Um exemplo é o gás retornar em forma de arrotos ou refluxo gastroesofágico, causando sabor desagradável e azia. Prender arrotos, por sua vez, provoca dor e sensação de pressão no peito, que podem ser confundidas com problemas do coração”.

5 imagensVegetais crucíferos, como o brócolis, contam com muitos nutrientes, além da presença de fibras Essa fibra costuma ser novidade para iniciantes no mundo fitnessAlém de ser um ótimo alimento para o ganho de massa magra e rica em fibras, a quinoa ainda é livre de açúcar, glúten e colesterolComum na dieta brasileira, assim como o feijão, o arroz integral é uma boa opção para aumentar a ingestão de fibras Fechar modal.1 de 5

A cenoura é um alimento rico em fibras

Getty Images2 de 5

Vegetais crucíferos, como o brócolis, contam com muitos nutrientes, além da presença de fibras

Getty Images3 de 5

Essa fibra costuma ser novidade para iniciantes no mundo fitness

Getty Images4 de 5

Além de ser um ótimo alimento para o ganho de massa magra e rica em fibras, a quinoa ainda é livre de açúcar, glúten e colesterol

Getty Images 5 de 5

Comum na dieta brasileira, assim como o feijão, o arroz integral é uma boa opção para aumentar a ingestão de fibras

Getty Images

Endurecimento das fezes e constipação
Segurar as flatulências costuma ser uma prática relacionada a segurar a vontade de evacuar, muitas vezes por vergonha ou dificuldade em usar o banheiro fora de casa.

As práticas fazem com que o bolo fecal permaneça mais tempo no intestino, perdendo água e ficando ressecado e endurecido, o que dificulta a evacuação depois. Ou seja, reter gases pode piorar quadros de prisão de ventre, criando um ciclo de desconforto.

Hemorróidas e outras complicações da pressão
Para reter os gases ou, posteriormente, soltá-los ou evacuar depois de muito tempo esperando, é necessário fazer força contraindo o abdômen. A pressão exercida faz com que aconteça um aumento da pressão nas veias do ânus, que pode contribuir para o surgimento de hemorroidas ou fissuras anais.

Por fim, o médico reforça que não é saudável segurar os gases por muito tempo. “O ideal é liberar os gases quando o corpo pede, de forma discreta se possível. Caso esteja em um ambiente social desconfortável, procure um local reservado. Lembre-se: soltar gases é uma função fisiológica normal. O alívio que se sente após liberar o gás retido é o corpo mostrando que essa era a coisa certa a fazer”, completa.

Please follow and like us:

Redação

Ricardo Severino, 50, Casado, Jornalista, Radialista, Desenvolvedor Web, Criador de conteúdo - MTB - 95472/SP

Arruda faz jogo duplo com PL e PSD para se livrar da inelegibilidade

Arruda faz jogo duplo com PL e PSD para se livrar da inelegibilidade

Carla Madeira explica bloqueio de 14 anos ao escrever Tudo é Rio

Carla Madeira explica bloqueio de 14 anos ao escrever Tudo é Rio