
Compartilhar notícia
Google News – Metrópoles
– Foto: William Cardoso/Metrópoles
A operação do Serviço 710 chega ao fim na próxima quinta-feira (28/8), como prevê o planejamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A partir desta data, as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa terão como terminal a estação Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste da capital paulista.
A estação passará por mudanças e será ponto central do transporte sobre trilhos em São Paulo. A partir da próxima segunda-feira (25/8), a CPTM vai começar a operação assistida da Linha 11-Coral, que ligava o Alto Tietê e a zona leste até a estação Palmeiras-Barra Funda aos sábados, agora conectará os passageiros da linha até a zona oeste de São Paulo todos os dias da semana. O serviço funcionará das 8h às 15h30 e das 20h à 0h.
Com as mudanças, os passageiros das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa terão de desembarcar na estação Palmeiras-Barra Funda e fazer baldeação para seguir até a estação Luz. Para seguir sentido Jundiaí ou Rio Grande da Serra, os passageiros farão a transferência no mesmo nível nas plataformas 5 e 6. A ação acontece em razão da transição contratual da Linha 7-Rubi para a concessionária TIC Trens.
Entenda as mudanças
- Linha 7-Rubi
Antes da extinção do Serviço 710, a linha possuía conexão de Jundiaí até Rio Grande da Serra, através da Linha 10-Turquesa. No entanto, com o fim do contrato do serviço, a operação já funcionava apenas até a estação Palmeiras-Barra Funda, dificultando a chegada dos passageiros à outras conexões.
Com a inclusão da Linha 10 à estação Palmeiras-Barra Funda, os passageiros voltam a conseguir realizar a conexão, através de uma transferência no mesmo nível das plataformas 5 e 6, sem a necessidade de subir ou descer escadas.
- Linha 10-Turquesa
Assim como a Linha 7-Rubi, antes da extinção do Serviço 710, a linha possuía conexão de Rio Grande da Serra até Jundiaí. Contudo, ao contrário da Rubi, a Turquesa possui como terminal a estação da Luz, que viabiliza conexões de diversas linhas do transporte sobre trilhos.
Para os interessados em seguir até Jundiaí, a inclusão da estação Palmeiras-Barra Funda à linha facilita a conexão, através de uma transferência no mesmo nível das plataformas 5 e 6, sem a necessidade de subir ou descer escadas.
Fonte: link original