O Governo de São Paulo, abriu a Consulta Pública sobre o Plano Estadual de Energia 2050 – PEE 2050. As contribuições podem ser feitas, via formulário, até as 18h do dia 22 de dezembro, disponível no site da Semil.

SP abre consulta pública para Plano de Energia 2050; ação mira redução de gases estufa

Contribuições podem ser feitas até o dia 22 de dezembro no site da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil)

SP abre consulta pública para Plano de Energia 2050; ação mira redução de gases estufa

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), abriu a Consulta Pública sobre o Plano Estadual de Energia 2050 – PEE 2050. As contribuições podem ser feitas, via formulário, até as 18h do dia 22 de dezembro, disponível no site da Semil.

O plano é um compromisso assumido pelo Estado ao aderir às iniciativas “Race to Zero” e “Race to Resilience” no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

Além disso, trata-se de um instrumento de planejamento que busca a redução das emissões de gases causadores de efeito estufa (GEE), com a ambição de alcançar emissões líquidas de carbono zero. Isso será realizado por meio de estratégias de descarbonização que privilegiam os recursos energéticos paulistas, tendo como pilares a sustentabilidade, a segurança energética e a acessibilidade.

O PEE 2050, resultado de uma parceria da Semil com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – POLI/USP, se configura, também, como um indicativo de previsibilidade para o mercado, evidenciando um ambiente de negócios no estado de São Paulo favorável à realização de investimentos em projetos de transição energética.

Dividido em duas fases, sendo a primeira com cinco eixos estruturantes – meio ambiente, social, infraestrutura, regulação e mercado – o Plano conta com 12 áreas de atuação. São elas: eficiência energética; disponibilidade hídrica e múltiplos usos; projetos híbridos; redes inteligentes; recursos energéticos; biomassa, biocombustíveis e resíduos; petróleo, gás natural e derivados; eólica offshore; hidrogênio; eletromobilidade; mudanças climáticas; e mecanismos de mercado. Tudo isso, dentro de quatro vetores de transformação: descarbonização, descentralização, diversificação e digitalização.

Cabe destacar que o PEE 2050 está em linha com o Plano de Ação Climática 2050 – PAC 2050. Dessa forma, as diretrizes do Estado de São Paulo para o setor de energia, um dos eixos do PAC 2050, estão devidamente integradas.

Please follow and like us:

Redação

Portal de noticias voltado para região do litoral norte paulista, abrangendo São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela

O Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião vai arrecadar brinquedos novos e em bom estado durante o ‘Festival Comida de Boteco’ 2023, que será realizado de 30 novembro a 3 de dezembro na Avenida Dr. Altino Arantes (Complexo Turístico da Rua da Praia), no Centro Histórico.

Fundo Social realiza estacionamento solidário no Festival Comida de Boteco

Ilhabela recebe novamente o Núcleo de Orientação às Vítimas de Violência Doméstica, promovido pelo Governo Estadual em parceria com a Prefeitura, Polícia Civil, OAB, Ministério Público e Poder Judiciário. O programa oferece atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica.

Núcleo de Orientação às Vítimas de Violência Doméstica volta a Ilhabela na nesta semana