A Secretaria da Saúde começou a registrar os casos há três semanas e espera que eles continuem por mais um mês.
O número de infectados ainda não foi informado, mas o secretário da Saúde, Marcos da Silveira Franco, disse que todos estão sujeitos ao vírus.
Ubatuba tem cerca de 53.500 moradores. Na Santa Casa, o hospital recebe de dois a três pacientes com conjuntivite por dia, o que é normal para a época.
Na quarta-feira(24), o secretário deve divulgar um relatório com o total de casos na cidade. “Algumas pessoas pegam o vírus, mas não apresentam sintomas. Estamos finalizando o levantamento sobre o assunto.”
CUIDADOS
A conjuntivite não é uma doença de notificação compulsória, mas os postos de saúde estão acompanhando os casos. O secretário explicou que a conjuntivite é comum nesta época do ano por causa do frio. “As pessoas também ficam mais tempo em lugares fechados.” A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, a membrana que reveste o olho e a pálpebra.
SINTOMAS
Os sintomas são ardência sem secreção, olhos vermelhos e lacrimejantes e duram entre três e quatro dias. O vírus pode ser transmitido pelo ar ou pelo contato com pessoas infectadas. Para prevenir, é preciso lavar as mãos. A alergia à poeira e à poluição também pode causar conjuntivite. As orientações para quem tem conjuntivite são usar água boricada e evitar colírios e antibióticos. O secretário alertou que se o paciente sentir dor deve procurar um médico.
“As pessoas não devem se automedicar.” A conjuntivite também pode ser causada por bactérias. Esse tipo é mais grave porque pode passar de um olho para o outro e demorar mais para melhorar. O secretário disse que é provável que os casos se espalhem para outras cidades.