

Tocantins: aprovação do governador Wanderlei Barbosa avança e beira os 80%

A aprovação do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), é de 79,7%, indica o mais novo levantamento do Paraná Pesquisas. O instituto divulgou o material na manhã desta segunda-feira, 18.
Enquanto a aprovação beira os 80%, a desaprovação é de 15,9%. Conforme a pesquisa, 4,4% do total de entrevistados não souberam responder ou não quiseram participar.
Os números de hoje mostram o avanço da popularidade de Barbosa. De acordo com o mesmo Paraná Pesquisas, 76,7% dos eleitores tocantinenses aprovavam a gestão dele em abril. Na ocasião, a desaprovação era de 19,8%. A parcela de não sabe/não opinou foi de 3,5%.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Além de mensurar a aprovação e a desaprovação do político do Republicanos, o Paraná Pesquisas lançou a seguinte pergunta: “A administração do governador Wanderlei Barbosa, está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?”. A essa indagação, as respostas tiveram as seguintes proporcionalidades:
- 37,4% — boa;
- 30,3% — regular;
- 21,6% — ótima;
- 4,8% — péssima; e
- 4,5% — ruim.
Além disso, 1,5% não soube opinar ou não quis responder.
Trajetória política de Wanderlei Barbosa
Natural de Porto Nacional, Wanderlei Barbosa Castro tem 61 anos. Ou seja, nasceu antes da criação do Estado do Tocantins, em outubro de 1988. Em março de de 1964, o município natal dele pertencia a Goiás.
Barbosa deu seus primeiros passos na política justamente em Porto Nacional. Trabalhou como vereador de 1989 a 1996.
Leia mais:
PF apreende cerca de R$ 100 mil com governador do Tocantins e ‘laranja’
Polícia Federal faz buscas na casa do governador do Tocantins
Governador do Tocantins diz que não vai permitir invasões de terra
Depois, seguiu como vereador, mas da capital tocantinense. Dessa forma, serviu na Câmara Municipal de Palmas de janeiro de 1997 a janeiro de 2011.
Ainda atuante no Poder Legislativo, foi deputado estadual de 1º de fevereiro de 2011 a 8 de julho de 2018, dia em que assumiu o cargo de vice-governador.
Permaneceu como vice-governador até 11 de março de 2022, quando, por determinação da Justiça, assumiu a função de governador do Tocantins. A mudança de cargo se deu em razão do afastamento do então titular Mauro Carlesse.
No dia 2 de outubro de 2022, Barbosa foi reeleito governador. Ele venceu a disputa já no primeiro turno, com 58% dos votos válidos.
Além de governador, Wanderlei Barbosa é o presidente do diretório estadual do Republicanos. Ele, no entanto, já passou por outros sete partidos: PFL, PDT, PSB, PEN, Solidariedade, PHS e Podemos.
Dados da pesquisa
A fim de mapear a popularidade do governador Wanderlei Barbosa, o Paraná Pesquisas entrevistou 1.510 eleitores em potencial em 59 municípios do Tocantins. O trabalho de campo nesse sentido ocorreu de 9 a 13 de agosto.
De acordo com o instituto, a margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos porcentuais, para mais ou para menos, nos resultados gerais. Além disso, informa-se que o grau de confiança do material é de 95%.
Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste
Fonte: link original
<button
data-text-opened='
Ocultar comentários’
data-text-closed=’
Comentários exclusivos para assinantes. ‘
data-comments=”comments-for-2096459″
class=”comments__button comments-visibility-toggle btn btn-large btn–primary”
data-cy=”btn_hide_comment”
>
Comentários exclusivos para assinantes.
Entre
ou assine
para enviar um comentário. Ou cadastre-se gratuitamente
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.