Na sexta-feira (22), os motoristas enfrentaram longas filas e atrasos significativos na travessia entre São Sebastião e Ilhabela. A espera no início da tarde chegou a 210 minutos em direção à Ilha.
A travessia São Sebastião-Ilhabela estava operando com apenas 49% de sua capacidade operacional por hora na quinta-feira (21). Isso se deve a uma combinação de fatores, incluindo um aumento na demanda de caminhões, antecipando a procura turística pela região no fim de semana de calor, e a necessidade de manutenção corretiva pontual em duas embarcações da frota.
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) alertou os usuários para um maior tempo de espera, já que apenas quatro embarcações estavam em operação. A média de espera era de 150 minutos em São Sebastião e 90 minutos em Ilhabela.
Para aliviar a pressão sobre o prazo de transbordo de veículos menores, a secretaria deslocou uma balsa adicional para a rota, que será utilizada apenas por carros. Além disso, ajustes operacionais já estão sendo realizados, além da priorização na manutenção das duas embarcações de maior capacidade.
No entanto, é importante destacar que o tráfego de veículos pesados tem normas que exigem tratamento especial, o que impacta diretamente nos tempos de espera. Por exemplo, carros-fortes, que por questões de segurança, não podem antecipar o seu trajeto e precisam obrigatoriamente ser transportados sozinhos1. Além disso, combustíveis e outros materiais perigosos também precisam ser transportados em balsas sem compartilhamento
Ontem publicamos uma matéria sobre o assunto, encaminhamos a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, um pedido de esclarecimento e levamos imagens e reclamações dos usuários, em nota o SEMIL nos respondeu:
“Semil alerta para maior tempo de espera na travessia São Sebastião-Ilhabela
Aumento no volume do tráfego de caminhões e manutenção corretiva pontual reduzem velocidade do sistema
A travessia São Sebastião-Ilhabela opera com 54% da sua capacidade, nesta quinta-feira (21). O motivo é a combinação de fatores, como o aumento na demanda de caminhões – antecipando a procura turística pela região no fim de semana de calor – e a necessidade de manutenção corretiva pontual em duas embarcações da frota. Com isso, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) alerta aos usuários para maior tempo de espera, já que apenas três embarcações estão em operação. A média de espera é de 120 minutos em São Sebastião, e 60 minutos em Ilhabela.
Para não pressionar mais o prazo de transbordo de veículos menores, a Secretaria já deslocou uma balsa adicional para a rota, porém como a capacidade é menor (25 veículos contra 72 nas maiores), esta será utilizada apenas por carros. Em paralelo, ajustes operacionais já são realizados, além da priorização na manutenção das duas embarcações de maior capacidade. A expectativa é que pelo menos uma retorne ao serviço até sábado.
Importante destacar que o tráfego de veículos pesados tem normas que exigem tratamento especial, o que impacta diretamente os tempos de espera. É o caso, por exemplo, de carros-fortes, que, por questões de segurança, não podem antecipar o seu trajeto e precisam obrigatoriamente serem transportados sozinhos. Na travessia SS-IB a média é de um por dia, ou seja, duas viagens sem outros usuários a bordo.
Combustíveis e outros materiais perigosos, em média 10 veículos por dia nessa travessia, também precisam ser transportados em balsas sem compartilhamento. O mesmo vale para caminhões de coleta de resíduos sólidos, desde que estejam carregados, com média de dois por dia.
Por último, a navegação na travessia exige obediência às condições estabelecidas pela Marinha no que diz respeito ao limite de segurança operacional para ventos no canal e ocorrência das marés, de acordo com as características de cada embarcação. Acima desse limite, a navegação é automaticamente suspensa”
Em contato o Prefeito Toninho Colucci se manifestou sobre o assunto: “Quando me propus a ser candidato em 2020, já alertava sobre o abandono do PSDB em relação à travessia. Havia a necessidade de reforma das embarcações, pois sabemos, que, de tempos em tempos precisam de reparos e manutenções, o que não ocorreu no Governo anterior e isso já era um aviso para o que poderia ocorrer no futuro. Exigi do atual Governo a reforma das embarcações, e prontamente fomos atendidos, solicitei também, agilidade no envio de embarcações para suprir as necessidades do município. Já era previsto a saída de embarcações para reforma por estarem sucateadas. O que temos é pressa pois estamos próximo à temporada e da forma que está prejudica toda nossa população e turistas. Sabemos que os benefícios solicitados têm um tempo de adequação e estou cobrando soluções imediatas para resolver esse impasse no sistema de travessia.” disse o prefeito.
O que você achou desta resposta? comente em nossas redes @vozdolitoralnorte
Receba as matérias em primeira mão: https://chat.whatsapp.com/KmGEVRrTOHNKNdutBYJfFO
Por Ricardo Severino – Blog do Severino