
Posted in
Destaques
Trump chama europeus para reunião com Zelensky

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou líderes europeus para participarem da sua reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
O encontro ocorrerá na Casa Branca, na segunda-feira 18.
O objetivo é debater principalmente os próximos passos na tentativa de estabelecer o fim da guerra na Ucrânia, em vigor desde setembro de 2022.
A informação é do jornal The New York Times. Até o momento, contudo, os governos norte-americano e ucraniano não confirmaram os nomes dos líderes convidados. Na sexta-feira 15, Trump se reuniu com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Alasca. Apesar da expectativa, não houve um acordo de cessar-fogo.
Trump: telefonema e detalhes do encontro com Putin
Depois do encontro, Trump minimizou a importância de uma trégua imediata. Afirmou, do mesmo modo, que seu foco neste momento é buscar sobretudo um acordo de paz. Segundo fontes que falaram com a agência de notícias Reuters, Trump ligou para Zelensky e para líderes da Otan. Nos contatos, o líder dos EUA explicou que Putin pediu a entrega dos territórios de Donetsk e Lugansk como condição para encerrar o conflito.
Em entrevista à Fox News, Trump afirmou que, dessa forma, Zelensky deveria considerar a proposta de Putin, justificando: “A Rússia é uma grande potência e eles [ucranianos] não são. Faça o acordo. Você precisa fazer o acordo”. Putin classificou a conversa com Trump como “útil, oportuna, sincera e substancial”.
O chefe do governo russo disse esperar uma solução pacífica, respeitando a posição dos EUA. O chanceler alemão, Friedrich Merz, declarou à emissora N-TV que um acordo de paz abrangente pode ser mais eficaz que um cessar-fogo, desde que seja alcançado rapidamente.
Zelensky, por sua vez, indicou em nota publicada no Twitter/X que ainda considera a possibilidade de uma reunião envolvendo Rússia, Ucrânia e Estados Unidos. O encontro entre Putin e Trump, no Alasca, durou três horas e começou às 16h30, com um cumprimento efusivo entre os dois líderes no início da reunião.
+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste
Fonte: link original
<button
data-text-opened='
Ocultar comentários’
data-text-closed=’
Comentários exclusivos para assinantes. ‘
data-comments=”comments-for-2095673″
class=”comments__button comments-visibility-toggle btn btn-large btn–primary”
data-cy=”btn_hide_comment”
>
Comentários exclusivos para assinantes.
Entre
ou assine
para enviar um comentário. Ou cadastre-se gratuitamente
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.