Ubatuba tem falta de insulina na rede de saúde e prejudica municípios, recebemos inúmeros relados de pessoa diabéticas que precisam do medicamento e não encontram na rede de saúde.
Qual a importância da insulina?
A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas, com diversas funções importantes no metabolismo. Aqui estão algumas das suas principais funções:
- Controle dos níveis de glicemia e hiperglicemia: A insulina é fundamental para o controle do nível da glicemia sanguínea. Ela promove o transporte da glicose para quase todas as células musculares, gordurosas e hepáticas. Quando há um excesso de glicose no sangue, condição chamada de hiperglicemia, o hormônio promove o armazenamento da glicose no fígado, músculos e nos tecidos adiposos.
- Síntese de lipídios e regulação da atividade enzimática: A insulina é capaz de sintetizar os lipídios e regular a atividade enzimática1. Ela controla a síntese dos lipídios nas células de gorduras, convertendo-os em triglicerídeos.
- Fornecimento de energia: A insulina fornece energia para o funcionamento do cérebro e da memória
- Reparação muscular: A insulina repara o dano muscular, além de ser eficaz para aumentar o seu tamanho e proporcionar força1.
Na ausência do hormônio, o corpo não consegue usar a glicose como energia, ou estocá-la adequadamente. Em razão disso, a glicose permanece no sangue, levando à hiperglicemia. A hiperglicemia, quando crônica, pode causar o diabete mellitus e, se não acompanhado e tratado, pode provocar diversas complicações, como lesões no sistema nervoso, olhos, rins e às extremidades do corpo.
Em nota a secretaria de saúde informa:
“Secretaria de Saúde explica falta de insulina nas farmácias municipais A Secretaria de Saúde de Ubatuba explica que a empresa responsável pela entrega de insulina às farmácias da rede municipal está tendo dificuldades para manter o abastecimento da medicação, ocasionando falta da insulina e o seu repasse aos pacientes. A empresa contratada já foi notificada pela prefeitura e deu o prazo de entregar a insulina até a próxima segunda-feira, dia 6. Em contrapartida, a Secretaria já estuda a viabilidade da compra da medicação por outro fornecedor, a fim de evitar grandes prejuízos aos munícipes.”