Vale e região registram quedas de árvores, alagamentos e dezenas de desabrigados após chuva intensa


Com ruas inundadas, moradores precisaram sair de casa em Taubaté
A chuva intensa que atinge a região do Vale do Paraíba nos últimos dias provocou quedas de árvores, alagamentos e deixou pessoas desabrigadas entre estas segunda (9) e terça-feira (10).
As principais ocorrências foram registradas em Taubaté, onde 120 casas foram alagadas e mais de 30 pessoas estão desabrigadas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Confira as informações de cada cidade abaixo:
Taubaté
A chuva que atinge Taubaté desde segunda-feira (9) alagou cerca de 120 casas e deixou mais de 30 pessoas desabrigadas.
As principais ocorrências foram registradas no bairro Santa Tereza, onde um córrego transbordou por conta do volume da chuva e inundou ruas. Não há vítimas.
Chuva causa alagamentos em Taubaté
Divulgação/Prefeitura de Taubaté
A Defesa Civil do Estado de São Paulo enviou equipes para ajudar a cidade e informou que pelo menos 26 adultos e seis crianças precisaram deixar os imóveis em que moram por causa do alagamento.
Os desabrigados foram acolhidos na escola municipal Professora Docelina Silva de Campos Coelho.
A chuva também alagou a rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro e provocou interdição total na via, no trecho de Taubaté. O trecho interditado passa ao lado do bairro Santa Tereza.
Caçapava
Uma cratera foi aberta na Estrada da Tataúba, no bairro do Perinho, em Caçapava, durante as chuvas. De acordo com a Defesa Civil do Estado, a cratera tem de quatro a cinco metros.
“Órgãos municipais, incluindo a Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Trânsito, foram acionados para adoção das medidas cabíveis”, informou o órgão estadual.
A Estrada da Tataúba liga Caçapava a Taubaté. Não há vítimas.
Cratera se abre em estrada que liga Caçapava a Taubaté
São José dos Campos
Pelo menos duas quedas de árvores foram registradas na cidade: elas ocorreram nas avenidas José Longo e Astronautas. Equipes da prefeitura atuam nos locais.
A árvore da avenida José Longo tinha cerca de 20 metros. Um trecho da via foi interditado.
Árvore cai na manhã de hoje em São José
Monteiro Lobato
A cidade registrou quedas de barreiras e árvores em diversos pontos durante a chuva. A região mais afetada foi a Estrada do Livro. Não houve registro de vítimas ou residências atingidas.
Natividade da Serra
As chuvas intensas provocaram deslizamentos de terra e obstrução de via e danificou duas pontes de Natividade da Serra.
Bragança Paulista
Bragança Paulista foi a cidade com maior acumulado de chuva do estado de São Paulo entre segunda e terça-feira, segundo a Defesa Civil de SP. Foram mais de 100 milímetros de chuva em 24 horas.
A chuva causou alagamentos na rua Jerônimo Martin Carreteiro, no Centro, e na avenida Alberto Diniz, no bairro Jardim Califórnia.
Chuva provoca prejuízos em cidades da região
Guaratinguetá
A Prefeitura de Guaratinguetá emitiu um alerta para o risco do Rio Paraíba do Sul transbordar. Segundo a prefeitura, o nível do rio passou de 5,30 metros, configurando estado de alerta.
“A elevação do nível do rio é consequência do alto volume de chuvas registrado em curto período de tempo, impactando diretamente o curso do Paraíba do Sul. Outras cidades do Vale do Paraíba também se encontram em estado de alerta”, explica a prefeitura.
Equipes da prefeitura atuam na região do rio e em pontos historicamente vulneráveis a alagamentos, como a avenida Martin Cabral, no bairro Santa Rita, e a rua Eufrásio Fernandes, no bairro Beira Rio.
“O município já dispõe de locais de acolhimento preparados para receber moradores dessas áreas, caso haja necessidade. O Plano de Contingência Municipal está ativado, com toda a rede de assistência do município em prontidão”, completa a gestão municipal.
Atibaia
Uma árvore de grande porte caiu e interditou totalmente a avenida Brasil, no bairro Chácara Brasil, em Atibaia.
São Luiz do Paraitinga
Em São Luiz, uma árvore caiu na rodovia que corta o bairro do Alto do Cruzeiro. A via já foi liberada.
Oito cidades da região estão em alerta para alagamentos e deslizamentos de terra
Alerta para deslizamentos de terra
Por conta da chuva, a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para o risco de deslizamentos de terra em 45 cidades do estado – do total, 22 são da região:
Aparecida
Caçapava
Caraguatatuba
Cunha
Jacareí
Lagoinha
Lorena
Monteiro Lobato
Redenção da Serra
São José dos Campos
São Sebastião
Taubaté
Ubatuba
Campos do Jordão
Santo Antônio do Pinhal
São Bento do Sapucaí
São Luiz do Paraitinga
Bom Jesus dos Perdões
Atibaia
Bragança Paulista
Nazaré Paulista
Piracaia
“Nesta terça-feira (10), a Defesa Civil do Estado de São Paulo ampliou para 45 municípios o número de cidades em estado de atenção para deslizamentos de terra, em razão dos altos acumulados de chuva registrados nas últimas 72 horas, que deixaram o solo saturado e aumentaram o risco de ocorrências, especialmente em áreas de encosta e regiões previamente mapeadas como vulneráveis.”
“O nível de atenção indica possibilidade de ocorrência de deslizamentos, exigindo vigilância redobrada das defesas civis municipais e da população. Neste estágio, os municípios devem intensificar vistorias em áreas de risco, manter monitoramento permanente das condições do solo, reforçar ações de conscientização junto à população e manter equipes e recursos em prontidão, podendo propor a elevação do nível do plano caso os critérios técnicos indiquem agravamento do cenário”, alerta a Defesa Civil.
Moradores de áreas de risco devem ficar atentos a sinais de instabilidade, como rachaduras no solo, trincas em paredes, inclinação de árvores ou postes e estalos em encostas.
Em caso de risco iminente, a orientação é deixar o local imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo número de telefone 199.
Queda de árvores em São José dos Campos
Bruna Capasciutti/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Fonte: Matéria original

Please follow and like us:

Consórcio ganha novo papel na organização financeira das famílias

Polícia prende 10 pessoas em operação contra o tráfico de drogas em Taubaté, SP