
Posted in
Blog da Saúde
Van Hattem e Girão visitam brasileiros presos na Argentina pelo 8 de Janeiro

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) e o senador Eduardo Girão (Novo-CE) realizaram uma visita ao complexo penitenciário de Ezeiza, em Buenos Aires, na Argentina, onde cinco brasileiros seguem presos por participarem dos protestos de 8 de janeiro de 2023.
O objetivo da visita, segundo Van Hattem, foi ver de perto a realidade dos detidos e demonstrar apoio.
“Viemos visitar os presos políticos brasileiros que, infelizmente, estão nessa condição na Argentina, apesar de terem asilo”, declarou o deputado em vídeo divulgado no X, nesta terça-feira, 19.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Já o senador Girão reforçou que os cinco brasileiros enfrentam condições precárias.
“Estão em uma situação deplorável, como clássicos presos políticos”, disse o senador. Girão ainda destacou preocupação com questões de saúde dos detidos.
Ele afirmou que a missão na Argentina tem caráter humanitário, e não político. O senador também ressaltou que os dois parlamentares estão em contato com autoridades argentinas.
Van Hattem destaca “injustiça” com brasileiros
Van Hattem enfatizou que a oposição busca uma solução para as prisões, já que pessoas que conseguiram asilo não poderiam estar presas.
“Ninguém deveria estar nessas condições, ainda mais sofrendo uma injustiça”, afirmou Van Hattem. Ele também ressaltou que, conforme tratados internacionais, “pessoas que já têm asilo não poderiam estar presas”.
Os cinco brasileiros foram presos pela Justiça argentina depois de condenação no Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil por participação nos atos de 8 de janeiro.
Leia mais:

Defesa de Débora pede ao STF progressão de regime

O drama da idosa com câncer maligno que foi condenada a 14 anos de prisão pelo 8 de janeiro

STF condena jornalista com câncer a 14 anos de prisão pelo 8 de janeiro
As ordens de prisão, expedidas depois de um pedido de extradição do ministro Alexandre de Moraes, do STF, mantêm quatro homens e uma mulher detidos enquanto aguardam decisão sobre a extradição.
Os pedidos de extradição deveriam ter sido julgados no dia 18 de junho, mas permanecem suspensos depois de dois adiamentos.
Leia também: “O tirano do Brasil”, reportagem de Cristyan Costa e Silvio Navarro publicada na Edição 280 da Revista Oeste
Fonte: link original
<button
data-text-opened='
Ocultar comentários’
data-text-closed=’
Comentários exclusivos para assinantes. ‘
data-comments=”comments-for-2098805″
class=”comments__button comments-visibility-toggle btn btn-large btn–primary”
data-cy=”btn_hide_comment”
>
Comentários exclusivos para assinantes.
Entre
ou assine
para enviar um comentário. Ou cadastre-se gratuitamente
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.