
O ex-número 1 do mundo Andre Agassi afirmou nesta terça-feira (14) à AFP que o jovem americano Learner Tien, de 19 anos, é “incrivelmente talentoso” e possui a força mental e a habilidade bruta necessárias para se tornar um dos melhores tenistas do mundo.
O adolescente chamou atenção nas últimas semanas: foi finalista do China Open em Pequim e chegou às oitavas de final do Masters de Xangai, onde levou Daniil Medvedev a três sets antes de ser derrotado.
Falando em Hong Kong, onde participa do evento Prudential NextGen Aces, Agassi elogiou o compatriota, destacando sua maturidade e compreensão do jogo.
“Ele aprendeu o jogo de forma fenomenal. É incrivelmente talentoso, não apenas no jogo, mas também na mente”, disse o oito vezes campeão de Grand Slam.
O americano, de 55 anos, destacou que Tien ainda enfrenta limitações físicas em relação a outros jogadores, especialmente em tamanho e força, mas lembrou que ele ainda é muito jovem:
“Quando o analiso tecnicamente, é um dos poucos caras sobre os quais penso: não sei como ajudá-lo a melhorar — ele já faz tudo.”
Agassi comparou Tien ao australiano Alex De Minaur, atual número 7 do mundo e sete anos mais velho.
“Meu Deus, o que mais respeito é isso: você olha para ele, olha para o De Minaur, e são caras que sempre aparecem, com sangue-frio total. A pressão nunca muda”, afirmou o ex-tenista. “Eles fazem você ter que vencê-los, e têm um nível de jogo que pode desafiar o top 10 do mundo.”
O californiano Learner Tien, que se tornou profissional apenas em 2023, já ocupa a 38ª posição no ranking mundial.
Para Agassi, o que mais impressiona é o aspecto mental do jovem:
Fonte: RSS
Fonte: Matéria original