
Jacareí inicia vacinação contra a dengue com Butantan-DV
Com 540 casos confirmados de dengue e uma morte em 2026, a cidade de Jacareí dá início, nesta segunda-feira (9), à campanha de imunização contra a doença.
A cidade, assim como o Estado de São Paulo, utiliza a vacina Butantan-DV, em dose única. Nessa primeira etapa, serão vacinados os profissionais de assistência básica que atuam em Jacareí, como médicos, técnicos em enfermagem, entre outros.
Em entrevista ao vivo ao Link Vanguarda, a secretária de Saúde de Jacareí, Aguida Fernandes, disse que o município recebeu menos de 50% das doses previstas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Doses da Butantan DV, primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue.
Jornal Nacional/Reprodução
Segundo ela, estava prevista a destinação de 1.126 doses da nova vacina, mas chegaram somente 506. O município, segundo a secretária, fará ofício para solicitar o restante dos imunizantes.
Antes da dose única, o município estava realizando a campanha com duas doses da vacina anterior, no público de 10 a 14 anos. A cobertura vacinal era de 41% na primeira dose e 21% na segunda — número considerado baixo, segundo a secretária de Saúde.
Ainda de acordo com ela, quem já começou a imunização no esquema vacinal anterior, deve seguir com a segunda dose, não devendo tomar a nova dose única.
Procuradas pela reportagem, as cidades de São José dos Campos e Taubaté informaram que ainda não receberam a vacina.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Fonte: Matéria original