São Sebastião, 1 de agosto de 2024 – A Justiça Eleitoral determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral irregular em São Sebastião. A decisão, proferida pelo juiz eleitoral Vitor Hugo Aquino de Oliveira, acatou a representação do partido Podemos, que apontou diversas irregularidades na pesquisa realizada pela empresa Vitória Comunicação e Assessoria Empresarial Ltda.
A liminar ordena a remoção das publicações no site do jornal Tribuna do Povo, nas redes sociais do pré-candidato a prefeito Gleivison Gaspar (Progressistas) e de outros envolvidos. Além disso, todos os exemplares do jornal físico contendo a pesquisa devem ser recolhidos.
Os advogados do Podemos alegam que a pesquisa divulgou dados irreais com a intenção de enganar os eleitores, além de não apresentar o relatório completo no PesqEle Público. A decisão também menciona a propaganda eleitoral antecipada e a distribuição de jornais com informações falsas.
O juiz estipulou multas para o descumprimento da decisão e determinou que, caso as publicações não sejam removidas, o provedor Meta (Facebook e Instagram) deve ser comunicado para providenciar a remoção dos conteúdos.
A decisão é liminar e cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral.
Referência: jornal litoral -Fonte: Decisão Judicial