Despesas com transporte público em Ilhabela: Justiça mantém reajuste e elimina a exigência do comprovante de residência.

Justiça mantém reajuste do transporte público em Ilhabela, mas revoga exigência de comprovante de residência

Decisão judicial rejeita pedido do MP-SP e confirma validade dos decretos municipais

A 1ª Vara da Comarca de Ilhabela, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), decidiu não acatar o pedido do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) para suspender os decretos que reajustaram as tarifas do transporte coletivo aquaviário e viário urbano no município.

O MP-SP questionava a legalidade do aumento, alegando que teria sido aplicado de forma abrupta e sem a devida transparência. No entanto, o juiz responsável pelo caso destacou que a definição das tarifas do transporte público é uma atribuição do Executivo, e que uma eventual suspensão dos reajustes poderia comprometer a sustentabilidade financeira do sistema.

Exigência de comprovante de residência é anulada

Se, por um lado, a Justiça manteve os reajustes tarifários, por outro, determinou a suspensão da exigência de apresentação de comprovante de residência para a obtenção do “Cartão Bilhete Eletrônico Recarregável Comum”, estabelecida pelos Decretos Municipais nº 10.795/2025 e nº 10.963/2025.

A Prefeitura de Ilhabela afirmou que cumprirá a decisão e realizará as adaptações necessárias para garantir que os usuários continuem utilizando o serviço sem transtornos.

Procurado, o Ministério Público não retornou nosso contato até o fechamento desta matéria.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Tags: Ilhabela, transporte coletivo, Justiça, MP-SP, reajuste tarifário, decisão judicial

Please follow and like us:

Redação

Portal de noticias voltado para região do litoral norte paulista, abrangendo São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela

São Sebastião comemora 389 anos com shows e Festival Gastronômico Caiçara

Câmara de Caraguatatuba aprova fim da isenção tributária da Sabesp

APOIO

Brasil e o Mundo

Erro de RSS: WP HTTP Error: cURL error 28: Operation timed out after 10000 milliseconds with 0 bytes received