Dicas importantes para quem vai às compras nesta época do ano incluem atenção à validade, composição dos chocolates e procedência dos produtos

Com a chegada da Páscoa, as vitrines se enchem de ovos de chocolate e produtos típicos da data. Para ajudar os consumidores a fazerem boas escolhas, o Procon de Ilhabela preparou uma série de orientações sobre segurança, economia e direitos do consumidor.
Entre as principais recomendações está o planejamento. Antes de sair às compras, é importante fazer uma lista e definir um limite de gastos. Comparar preços entre estabelecimentos, guardar encartes e promoções e verificar a validade dos produtos também são atitudes fundamentais.
Atenção ao rótulo e à composição dos chocolates
De acordo com a Anvisa, para um chocolate ser considerado legítimo, deve conter ao menos 25% de cacau. Já o chocolate branco precisa ter, no mínimo, 20% de manteiga de cacau. É obrigatório constar na embalagem a classificação correta do produto, a data de validade, composição e o peso.
Nos ovos que acompanham brinquedos, é necessário o selo do Inmetro, indicando a faixa etária e demais informações de segurança, como fabricante e instruções de uso.
Produtos artesanais e pescados exigem cuidado redobrado
Para quem opta por chocolates artesanais, é fundamental exigir nota fiscal e confirmar a procedência, além de verificar ingredientes e data de validade.
Já na compra de pescados e congelados, é preciso observar o aspecto físico do peixe e o estado dos balcões refrigerados para evitar produtos deteriorados.
Para dúvidas e reclamações, o Procon atende pelo telefone (12) 3896-9200 (ramais 9016, 9017 ou 9018) ou pelo e-mail: procon@ilhabela.sp.gov.br. Também é possível registrar reclamações pessoalmente na sede do Via Verde ou online no Procon Digital.
Fonte: Prefeitura de Ilhabela
Tags: Páscoa, Ilhabela, Procon, compras seguras, chocolate, consumidor