O lançamento do projeto piloto ‘Defesa Civil Alerta’, em São Sebastião. Foi considerado bem-sucedido pelas autoridades das Defesas Civis e Anatel que acompanharam o disparo do alerta pelos celulares no último sábado (10). A maioria da comunidade confirmou o recebimento da mensagem às 15h30, horário que estava marcado o disparo.
Moradores de Ilhabela e Caraguatatuba também receberam a mensagem. Mas, o mais importante, é que as autoridades conseguiram avisar a população que esse seria um teste para que as pessoas não se assustassem e não houvesse pânico.
Após o disparo, que foi acompanhado pelas autoridades na Vila Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, o que se via eram os moradores comentando que haviam recebido. Quem não foi avisado pela tela do celular, foi informado via SMS. Segundo a Anatel, ainda não seria possível o envio para pessoas que tivesse a tecnologia abaixo de 3G nos celulares.
Durante o mês de agosto, a Anatel e as operadoras de telefonia celular no país vão fazer as adequações necessárias para que o sistema possa funcionar para toda a população brasileira em caso de necessidade em situações de e ventos climáticos extremos.
O major Vagner Martins, da Defesa Civil do Estado, avaliou que mais de 90% dos celulares funcionaram, o que é uma ótima notícia. “Lembrando que a partir de 30 dias, todos os municípios do Estado estarão cobertos com essa tecnologia de aviso”.
O aviso é disparado com pelo menos uma hora de antecedência de forma que os moradores possam sair de locais críticos para chuvas, inundações, escorregamentos de terra, deslizamentos, entre outros.
Para o prefeito Felipe Augusto, que acompanhou o simulado na Vila Sahy, a ferramenta que usa o sistema cell broadcast é importante para orientar o cidadão para preservar a vida do cidadão. “Com essa parceria com o governador Tarcísio de Freitas, continuamos avançando para que a nossa cidade acolha bem e mantenha os cidadãos de bem com segurança. Trabalhamos com respeito a todos os brasileiros que aqui vivem”.
Além de São Sebastião, também foram escolhidos os municípios de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ). Todos eles já tiveram problemas relacionados a desastres climáticos.
Créditos: Divulgação|PMSS